O globo, n.31385, 12/07/2019. País, p. 08

 

Rompimento de barragem inunda distrito baiano 

12/07/2019

 

 

Uma barragem de água se rompeu na manhã de ontem, no distrito de Quati, em Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia. A região fica na divisa com o Sergipe e a cerca de 350 quilômetros de Salvador. De acordo com a Defesa Civil, cerca de cem famílias que viviam no local conseguiram deixar suas casas e não há registro de feridos. A preocupação é maior com o município vizinho, Coronel João Sá. O órgão recomendou que moradores da cidade, sob risco de enchente, deixem a região.

Apesar dos relatos dos moradores e autoridades locais, o governo da Bahia emitiu nota afirmando que a Barragem de Quati apenas transbordou.

A chuva na área do Rio do Peixe pode ter contribuído para o rompimento da estrutura. O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral (MDB), publicou um vídeo alertando sobre o risco de moradores continuarem nas casas. Algumas famílias se recusaram a sair de suas residências.

“A barragem do Quati estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas as pessoas que moram nas áreas de risco que saiam das suas casas”, afirmou o prefeito.

A Agência Nacional de Águas( ANA) informou ter tomado conhecimento do rompimento eque, por setra tarde uma barragem em rio estadual, não faz fiscalização, tarefa do governo da Bahia.