Título: Haddad amplia vantagem em SP
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Seffrin, Felipe
Fonte: Correio Braziliense, 18/10/2012, Política, p. 7

Diferença entre o petista e o tucano José Serra é de 16%, segundo pesquisa divulgada ontem

Brasília e São Paulo — A segunda pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope em São Paulo nessa etapa final da disputa mostrou ontem que o candidato do PT à prefeitura, Fernando Haddad, segue em ascensão contra o candidato do PSDB, José Serra. Haddad tem agora 49% das intenções de voto — 21 pontos a mais do que o percentual que tinha ao término do primeiro turno —, contra 33% de Serra. Do último levantamento para agora, Haddad oscilou um ponto para cima e Serra caiu quatro.

Se forem considerados apenas os votos válidos, a vantagem do petista é ainda mais expressiva. Haddad tem 60%, contra 40% de Serra. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01864/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos últimos 10 dias de campanha antes do segundo turno, a estratégia do PT é colocar um exército de militantes nas ruas para a arrancada final. "Chegou a hora de ganharmos também no visual", disse ao Correio o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi. O petista comemorou, por exemplo, a adesão oficial do PDT à campanha municipal de Haddad.

No primeiro turno, o então candidato do PDT, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, teve ínfimos 38 mil votos, ou 0,6% do total de válidos. Mas, para Frateschi, o apoio do PDT, confirmado ontem em um evento no Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, é importante porque traz a militância ligada à Força Sindical. Frateschi cita, por exemplo, o apoio do secretário-geral João Carlos Gonçalves, o Juruna. "Esse pessoal tem força de rua", justificou.

Atrás nas pesquisas, Serra aumentou ainda mais o tom dos ataques ao PT, a Haddad e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O Lula é especialista em ataques pessoais. Não tem ninguém que faz mais isso do que ele", disse Serra, ao ser questionado sobre a defesa que o ex-presidente fez do candidato petista no horário eleitoral gratuito. Na terça-feira, Lula negou a inexperiência de Haddad, alardeada pela campanha do PSDB. "Estão dizendo que o Haddad é inexperiente e é preciso ter cuidado com isso. Ele foi o melhor ministro da Educação. Ele veio para mudar São Paulo, por isso os velhos políticos de sempre estão desesperados", disse o líder pestista.

Em visita a um conjunto habitacional em Heliópolis, bairro que já abrigou a maior favela paulistana, na divisa com São Caetano do Sul, Serra evitou comentários sobre o kit gay, alvo de polêmica na última semana. Mas pelo segundo dia seguido, foi ríspido com os jornalistas, após ser alertado por assessores de que a polêmica em torno da cartilha poderia ser desfavorável ao tucano nas urnas. "Não vou entrar nesse tema agora, se não vira assunto permanente imposto pela imprensa e os adversários dizem que fui eu quem botou na pauta."