Valor econômico, v.19, n.4707, 13/03/2019. Brasil, p. A3

 

Senadores definem nomes para CPI de Brumadinho

13/03/2019

 

 

Os senadores Carlos Viana (PSD-MG) e Jean Paul Prates (PT-RN) deverão ser confirmados, respectivamente, como presidente e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar as causas do rompimento da barragem da empresa de mineração Vale em Brumadinho (MG).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), havia dado prazo até segunda-feira para que a Câmara definisse seus nomes e fosse avaliada a realização de uma CPI mista, com membros das duas Casas. Sem acordo, o Senado instalará a sua nos próximos dias.

A CPI será composta de 11 membros titulares e sete suplentes e funcionará por 180 dias.

Carlos Viana é jornalista e está em seu primeiro mandato como senador por Minas Gerais. Jean Paul Prates era suplente e entrou na vaga neste ano após a titular Fátima Bezerra (PT-RN) assumir o governo do Rio Grande do Norte.

Folhas de papel com os nomes de mais de cem desaparecidos na tragédia de Brumadinho (MG) foram colocadas no muro do Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte na manhã de ontem durante um protesto organizado por familiares das vítimas.

Após 47 dias do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, os manifestantes reclamam que precisam buscar informações por conta própria e questionam a demora para a produção dos laudos de identificação.

Segundo a última atualização da Defesa Civil de Minas Gerais, a tragédia deixou 200 mortos e 108 desaparecidos até o momento.

Desde o início dos resgates no local da tragédia, o IML registrou 424 casos, o que inclui corpos completos e segmentos de corpos das vítimas. Destes, 251 foram solucionados e ajudaram a identificar os 201 mortos. Outras 173 vítimas ainda estão em processo de identificação. (Vandson Lima, com Folhapress)