O globo, n.31383, 10/07/2019. País, p. 12

 

Voluntariado no lugar de cuidados com o presidente 

Jussara Soares 

Gustavo Maia 

10/07/2019

 

 

O presidente Jair Bolsonaro lançou, na tarde de ontem, o novo Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, no Hospital da Criança José Alencar, em Brasília. O programa terá a primeira-dama Michelle Bolsonaro como presidente do conselho, em sua primeira função formal no governo. Rosângela Moro, mulher do ministro da Justiça, e Elizabeth Guedes, irmã do titular da Economia, estão entre os 12 integrantes do conselho, além de personalidades como a cantora Elba Ramalho e o velejador Lars Grael.

Durante o evento, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que coordena a iniciativa, elogiou a dedicação de Michelle ao trabalho voluntário e disse que ela poderia “estar cuidando dos seus afazeres, coisas menores, na atividade até de doação”, quando foi interrompido por Bolsonaro, que sugeriu outra tarefa, em tom de brincadeira.

—Cuidando de mim — afirmou o presidente, depois de apontar para si mesmo e arrancar risos do público.

—Ter boa parte do horário dela para cuidar do presidente também. Mas ela é realmente uma pessoa muito especial, em termos de empatia, de preocupação com o social —completou Terra, lembrando a participação da primeira-dama na cerimônia de posse do presidente, em 1º de janeiro, quando discursou na Língua Brasileira de Sinais (Libras):

—E eu tenho a convicção absoluta de que ela vai fazer um trabalho extraordinário cuidando e fazendo um mundo melhor para as pessoas com deficiência, para os surdos, para as crianças, na primeira infância.

—Será uma honra poder trabalhar, ao lado dos conselheiros, em prol da população vulnerável. Lutaremos incansavelmente para que o voluntariado seja uma marca do novo governo —disse a primeira-dama, que em seu seu discurso chamou o presidente de “excelentíssimo marido”.

Durante a fala, Michelle relatou seu histórico de atividades voluntárias, enquanto monitores exibiam fotos dela durante diversas ações.

A proposta do Pátria Voluntária é “incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas à população brasileira mais vulnerável”. Um programa semelhante foi lançado em agosto de 2017 pelo ex-presidente Michel Temer, também ao lado da então primeira-dama Marcela Temer. Batizado pelo governo anterior de Viva Voluntário, o programa era coordenado pela Casa Civil.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ministro vai ao Senado se explicar sobre 'laranjas' do PSL

Marco Grillo

10/07/2019

 

 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, informou a senadores que comparecerá a uma das comissões da Casa no dia 6 de agosto para prestar esclarecimentos sobre o escândalo das candidaturas laranja do PSL. A audiência vai acontecer na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

Em ofício enviado ao presidente do colegiado, Rodrigo Cunha (PSDB-AL), a assessoria do ministro confirmou a data. Com a medida, Álvaro Antônio se antecipou a uma possível aprovação de um requerimento de convocação, que estava na pauta de ontem.

Em março, o colegiado já havia aprovado um convite, no qual o comparecimento não é obrigatório. Como o ministro não marcou o dia em que iria, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou novo requerimento, desta vez com a convocação, citando a prisão recente de um dos assessores de Álvaro Antônio, por suposto envolvimento no esquema.

— Houve diálogos para que o ministro comparecesse (após a aprovação do convite) e determinasse uma data, mas essa data não foi obedecida. Em vários momentos, criou-se expectativa (de comparecimento) – relembrou Cunha.

O ofício enviado pela assessoria do ministro ressalta que, com a indicação da data, não seria necessário aprovar o pedido de convocação.

Além de Mateus Von Rondon, assessor do ministro, também foram presos no fim de junho Roberto Silva Soares, um dos coordenadores da campanha de Álvaro Antônio a deputado federal, e Haissander Souza de Paula, ex-assessor do ministro na Câmara. Os três já foram soltos.

Os investigadores suspeitam que Álvaro Antônio tenha liderado, em Minas Gerais, um esquema em que mulheres apresentariam candidaturas-laranja pelo PSL com o objetivo de cumprir a cota mínima feminina, mas sem concorrer efetivamente. Os recursos públicos para a campanha seriam desviados por meio de gastos com gráficas e outras empresas ligadas ao ministro.