Correio braziliense, n. 20488, 25/06/2019. Cidades, p. 17

 

Saúde e contas desafiam gestão de Ibaneis Rocha

Helena Mader

Alexandre de Paula

25/06/2019

 

 

Executivo » Após início dedicado à infraestrutura, o primeiro semestre do governo evidencia dificuldades políticas e econômicas para resolver os problemas da capital. Chefe do Buriti aposta em privatizações e em novo modelo de administração de hospitais

Estreante na política e eleito com o voto de quase 70% dos eleitores brasilienses, no segundo turno, o governador Ibaneis Rocha completa seis meses de gestão neste domingo em meio ao esforço para manter as contas públicas em ordem e ainda em busca de uma marca para a gestão. Novato na política, o emedebista trouxe a experiência da iniciativa privada para dinamizar a economia e acelerar privatizações e concessões, além de expandir o novo modelo de gestão da saúde. Mas esbarrou nas velhas estruturas, teve dificuldades em se relacionar com a Câmara Legislativa e enfrentou obstáculos políticos e econômicos para cumprir promessas de campanha. Em um semestre, a vida pública e as tratativas partidárias caíram nas graças de Ibaneis e, agora, ele planeja voos mais altos, como conquistar o comando do MDB nacional.

Com orçamento apertado e discurso de contenção de gasto, Ibaneis deu prioridade, no início do governo, à tentativa de um choque de infraestrutura e obras de recuperação em todas as regiões administrativas. Para isso, criou o primeiro grande programa do governo: SOS DF. O projeto lançado em evento pomposo e com ares de festa em Ceilândia, ainda em janeiro, foi um dos carros-chefes do início da gestão. As atividades emergenciais duraram até 30 de abril. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, foram realizadas 48 mil ações, como roçagem, poda de árvore, sinalização de trânsito, operações tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo e troca de lâmpadas. Apesar do fim do programa, a pasta ressalta que ações pontuais continuam em andamento nas regiões administrativas.

Na saúde, Ibaneis começou o governo com três medidas principais. Inicialmente, decretou estado de emergência na área, o que permite agilidade em compras e contratações. Paralelamente, instituiu o programa SOS Saúde, com mutirões de cirurgias e atendimentos. De acordo com dados mais recentes da Secretaria de Saúde, 27,3 mil cirurgias foram realizadas pela iniciativa. Os números levam em conta procedimentos feitos nos primeiros 150 dias de governo.

Além disso, o chefe do Buriti defendeu a ampliação do modelo de gestão do Instituto Hospital de Base. Em meio a polêmicas com servidores e parlamentares, conseguiu aprovar, na Câmara Legislativa, a criação do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do DF (Iges/DF). A instituição gerencia, além do Base, o hospital de Santa Maria e seis Unidades de Pronto Atendimento. O governo se prepara para lançar seis novas UPAs dentro do novo modelo.

A epidemia de dengue gerou crise no governo. Enquanto os números de casos da doença aumentavam, o serviço de fumacê chegou a ser paralisado por determinação do Ministério Público por descumprimento de medidas de segurança e higiene. Além disso, a então subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Morelo, foi exonerada por viajar em meio à epidemia.

Na visão do cientista político da Universidade Católica de Brasília Creomar de Souza, Ibaneis demonstrou posição voluntariosa em declarações relacionadas à saúde. “Algumas falas dele na área mostram uma vontade narrativa muito grande de resolver problemas rapidamente”, analisa. O professor faz referência a episódios em que o governador se colocou de forma mais dura ao cobrar distritais para a aprovação do Iges/DF e ameaçar processá-los. A exoneração de diversos diretores de hospitais também demonstraria isso, segundo o especialista.

PMs nas escolas

Na educação, a novidade ficou com a abertura de quatro escolas militarizadas. Ibaneis Rocha quer começar o segundo semestre com mais seis em funcionamento. O modelo foi cercado de polêmicas, mas, hoje, tem a aceitação de boa parte da comunidade escolar. Alguns episódios geraram questionamentos sobre a presença de PMs nas escolas, como um caso de assédio sexual e outro de agressão — um policial militar foi filmado empurrando um estudante, que caiu no chão, em Ceilândia.

Hoje, cerca de 6,9 mil alunos estão matriculados em escolas com gestão compartilhada. Adotaram o sistema o Centro Educacional (CED) 3, em Sobradinho; o CED 1, na Estrutural; o CED 7, em Ceilândia; e o CED 308, no Recanto das Emas. Pelo projeto, PMs cuidam das decisões disciplinares e ministram, no contraturno escolar, disciplinas ligadas à “cultura cívico-militar”. Professores, orientadores e coordenadores permanecem responsáveis pelo conteúdo pedagógico das classes.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figurinhas da política

 

 

 

 

 

Ana Maria Campos

25/06/2019

 

 

 

Na onda das figurinhas do WhatsApp que estão na moda, há uma em que Rodrigo Rollemberg diz: “Eu avisei”. É o discurso do ex-governador para reforçar o tom de que a vida real não é tão fácil na gestão do Distrito Federal como apontavam seus adversários na corrida ao Palácio do Buriti.

Eleito com quase 70% dos votos no segundo turno, Ibaneis Rocha criou uma grande expectativa na população de Brasília pelo discurso de realizações, benefícios aos servidores e mudança de rumos. De fato, não tem sido fácil colocar tudo isso em prática de uma hora para outra. Mas ainda é cedo para dizer se vai dar certo ou errado.

Falta dinheiro para a terceira parcela do reajuste de 32 categorias, a paridade da Polícia Civil do DF com a PF está travada em âmbito federal e a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também esperam ser contemplados. Ibaneis, no entanto, um neófito na política, quem diria, tem sido habilidoso na condução política.

Ele é impulsivo, diz o que pensa, mas soube construir uma ponte com sindicatos para evitar um desgaste como Rollemberg sofreu. Abriu um canal de interlocução com parlamentares, como o senador José Antônio Reguffe (Sem partido-DF), com a promessa de manter seus projetos na área de saúde. Também tem tentado ampliar o diálogo com o governo federal. Virou líder do fórum de governadores e conquistou o poder no MDB/DF, de olho numa projeção nacional no partido e na política.

Com erros e acertos, não foge de polêmicas e abriu o debate para temas espinhosos, como o passe livre estudantil, a conversão de licenças-prêmio em pecúnia e privatizações. Como disse, só o tempo exibirá o resultado e a marca da atual gestão, mas não é por falta de ousadia que Ibaneis será lembrado.