Correio braziliense, n. 20490, 27/06/2019. Política, p. 4

 

Cocaína em avião da FAB

Beatriz Roscoe

Jorge Vasconcellos

27/06/2019

 

 

Bolsonaro determina abertura de inquérito policial militar para investigar sargento da Aeronáutica que transportava 39 quilos de cocaína em aeronave de apoio à viagem do presidente ao Japão. Manoel Silva Rodrigues, de 38 anos, está preso em Sevilha, na Espanha

O presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que colabore com a polícia espanhola na apuração do caso envolvendo o sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, de 38 anos, preso na terça-feira, em Sevilha, sul da Espanha, por transportar 39 quilos de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, pertencente à Presidência da República, operava como reserva na comitiva de Bolsonaro, que viajou a Osaka, no Japão, para a reunião do G-20.
“Hoje pela manhã, fui informado pelo ministro da Defesa da apreensão, em Sevilha, de um militar da Aeronáutica portando entorpecentes. Determinei ao ministro da Defesa imediata colaboração com a polícia espanhola na pronta elucidação dos fatos, cooperando em todas as fases da investigação, bem como instauração de inquérito policial militar”, tuitou o presidente, ressaltando que as Forças Armadas têm em seu contingente “cerca de 300 mil homens e mulheres formados nos mais íntegros princípios da ética e da moralidade”.
Bolsonaro afirmou que, caso “seja comprovado o envolvimento do militar nesse crime, ele será julgado e condenado na forma da lei”. Disse ainda que, apesar de “não ter relação com minha equipe, o episódio de ontem, ocorrido na Espanha, é inaceitável”. “Exigi investigação imediata e punição severa ao responsável pelo material entorpecente encontrado no avião da FAB. Não toleraremos tamanho desrespeito ao nosso país!”, concluiu o presidente.
A prisão do sargento da FAB, efetuada pela Guarda Civil espanhola, ocorreu durante uma parada técnica do avião reserva da Presidência, iniciada ao meio-dia da terça-feira. O militar, pertencente ao Grupo de Transporte Especial (GTE) da FABm foi flagrado com 39kg de cocaína na bagagem, distribuídos em 37 pacotes. Ele passou a noite na Guarda Civil de Montequito e foi acusado de crime contra a saúde pública.
Em nota, o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica anunciaram que darão prioridade à elucidação do caso e à aplicação dos regulamentos cabíveis, além de colaborar com as autoridades espanholas. O militar detido é um sargento “taifeiro”, função equivalente à de um comissário de bordo. De acordo com o vice-presidente Hamilton Mourão, Manoel Silva Rodrigues voltaria ao Brasil no mesmo avião de Bolsonaro.
“O que acontece, quando tem estas viagens, vai uma tripulação que fica no meio do caminho. Então, quando o presidente voltasse agora do Japão, essa tripulação embarcaria no avião dele”, disse Mourão. No entanto, em nota, o Comando da Aeronáutica informou que, em nenhum momento, o militar integraria a tripulação do avião presidencial, “uma vez que o retorno da aeronave que transporta o presidente da República não passará por Sevilha, mas por Seattle, nos Estados Unidos.
O vice-presidente afirmou que, na visão dele, o militar fez papel de “mula”, termo usado para descrever quem transporta a droga no tráfico. “É óbvio que, pela quantidade de droga que o cara estava levando, ele não comprou na esquina e levou. Ele estava trabalhando como mula, e uma mula qualificada, vamos colocar assim”, declarou a jornalistas.
Flagelo
Mais cedo, em entrevista à Rádio Gaúcha, Mourão destacou que as Forças Armadas não estão “imunes” ao “flagelo da droga”. “Essa não é primeira vez que acontece, seja na Marinha, seja no Exército, seja na Força Aérea. A legislação vai cumprir o seu papel, e esse elemento vai ser julgado por tráfico internacional de drogas e vai ter uma punição bem pesada”, declarou.
O sargento já fez outras viagens no escalão avançado da Presidência da República, tendo acompanhado deslocamentos de três presidentes, desde 2011. Em 29 de março, por exemplo, ele saiu com a equipe de Brasília rumo a São Paulo e fez escala em Vitória, no Espírito Santo, antes de retornar à capital. Em setembro de 2011, ele cumpriu missão de dois dias em Praia, Cabo Verde, em apoio à Presidência da República.
Há vários precedentes de envolvimento de militares com o narcotráfico. Em 1999, a Polícia Federal descobriu um esquema que utilizava aeronaves da FAB. Na ocasião, foram apreendidos 33 quilos de cocaína em um avião Hércules C-130 na Base Aérea do Recife. A aeronave estava pronta para viajar para a cidade francesa de Clermont Ferrand, com uma escala nas Ilhas Canárias, território espanhol no Oceano Atlântico. Três oficiais da Aeronáutica foram presos, processados e condenados.
Em agosto de 2016, um caminhão do Exército carregado com três toneladas de maconha foi apreendido na Rodovia SP-101, que liga Campinas a Monte Mor. Três militares foram presos. Em janeiro de 2018, o sargento do Exército Renato Borges Maciel, à época lotado em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi preso na Via Dutra, perto da divisa dos estados do Rio e de São Paulo, durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal. Ele conduzia um automóvel Logan, no qual foram apreendidos 19 fuzis, 41 pistolas, carregadores, munição e pasta-base de cocaína.
Em julho de 2018, um militar do Exército foi preso por associação criminosa e tráfico de drogas. Wilson dos Santos Martins, de 22 anos, outros dois maiores e um menor foram capturados pela Polícia Civil do Distrito Federal na casa de um dos suspeitos, na CR 112 do Vale do Amanhecer, em Planaltina.