O globo, n.31534, 08/12/2019. País, p. 06

 

Datafolha: 43% nunca confiam nas declarações de Bolsonaro 

08/12/2019

 

 

Para maioria, presidente costuma ter comportamentos inadequados 

Pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha indica que 43% dos entrevistados nunca confiam em afirmações do presidente Jair Bolsonaro, enquanto 37% disseram confiar às vezes. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Desde o início do mandato, declarações de Bolsonaro têm sido contestadas por organizações e figuras públicas.

No episódio mais recente, o ator norte-americano Leonardo Di Caprio rebateu o presidente, no último domingo, após ser acusado por Bolsonaro de financiar queimadas na Amazônia. O presidente não apresentou provas para embasar suas acusações. De acordo com o levantamento, 19% das pessoas dizem sempre confiar nas declarações de Bolsonaro. Já 1% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

O levantamento aponta ainda que, para a maioria da população, Bolsonaro costuma ter comportamentos que não condizem com a Presidência da República. Perguntados sobre a conduta de Bolsonaro de maneira geral, considerando o cargo que ocupa, 28% dos entrevistados afirmaram que em nenhuma situação ele se comporta como um presidente deveria.

No levantamento anterior do Datafolha, em agosto, 32% achavam que Bolsonaro nunca se comporta de forma adequada ao cargo. Na pesquisa divulgada ontem, 28% dos entrevistados disseram, por outro lado, que o comportamento de Bolsonaro condiz “na maioria das vezes” com o cargo ocupado. O levantamento indica ainda que 25% dos entrevistados acham que o presidente se comporta adequadamente em algumas ocasiões, mas não na maioria. Outros 14% disseram ao Datafolha que Bolsonaro sempre se comporta de forma adequada.

De acordo com a pesquisa, o presidente é melhor avaliado entre a população acima de 60 anos e entre as pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos. Por outro lado, Bolsonaro tem suas piores avaliações entre os moradores da região Nordeste.

O Datafolha entrevistou 2.948 pessoas em 176 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 5 e 6 de dezembro. O nível de confiança — isto é, a probabilidade de que a pesquisa represente a realidade da população —é de 95%.