O globo, n.31536, 10/12/2019. País, p.09
Moro é o ministro mais bem avaliado, seguido por Damares
10/12/2019
Titular da pasta da Justiça e Segurança Pública, o exjuiz Sergio Moro é o ministro mais bem avaliado do governo Jair Bolsonaro, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana. Conhecido por 93% dos entrevistados, ele tem a gestão avaliada como ótima ou boa por 53%. O desempenho é regular para 23%, enquanto 21% consideram ruim ou péssimo. Os índices são melhores que os do presidente Jair Bolsonaro, que soma 30% de ótimo ou bom, 32% de regular e 36% de ruim ou péssimo.
A vice-liderança ficou com a ministra Damares Alves, titular da pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos, com 43% de ótimo ou bom. Os números foram divulgados ontem pelo Datafolha.
O índice de Moro oscilou pouco desde setembro, quando ele tinha 54% de ótimo ou bom, mantendo-se firme mesmo após uma dura derrota no Congresso. Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou uma versão alterada de seu pacote anticrime, sem o excludente de ilicitude e a prisão logo após condenação em segunda instância.
Segundo o Datafolha, Moro tem a melhor avaliação positiva entre os entrevistados homens (59%), brancos (61%), moradores da Região Sul (64%), empresários (74%), pessoas com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos (73%), evangélicos neopentecostais (61%) e católicos (55%).
A pesquisa também mediu a percepção dos entrevistados sobre o desempenho dos ministros Paulo Guedes (Economia), Damares Alves, Abraham Weintraub (Educação), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).
Desses, Guedes é o mais conhecido (80%), e Weintraub, o menos (32%). As piores avaliações são de Weintraub e Salles, com 31% e 28% de ruim ou péssimo, respectivamente. A melhor é de Damares, com 43% de ótimo ou bom. Nesse quesito, Guedes tem 39%.
O Datafolha consultou 2.948 pessoas em 176 municípios entre quinta e sextafeira da semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.