Título: DF receberá maior evento de TI do mundo
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 22/10/2012, Cidades, p. 20
Brasília é a escolhida para sediar, em 2016, o mais importante evento de tecnologia do planeta: o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (CMTI), que é realizado a cada dois anos. A decisão foi anunciada ontem, em Montreal, no Canadá, após avaliação de uma comissão formada por representantes do setor de TI de várias partes do mundo. Na disputa, a capital do Brasil desbancou Johannesburgo, na África do Sul. Para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a nomeação atrairá os olhares do mundo para Brasília e impulsionará o desenvolvimento tecnológico não só daqui, mas também do país. "Para a economia nacional, é fabuloso, por formar sua imagem no plano internacional, atrair empresas e incrementar o turismo, que é uma indústria limpa e dá muito dinheiro. É uma grande vitória para todos nós", vibrou Agnelo.
O secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Glauco Rojas, compôs uma comitiva que representou o Brasil durante a escolha na cidade canadense. De Montreal, ele contou, em entrevista ao Correio, o que levou o conclave a selecionar Brasília para receber a 20ª edição do congresso, que terá o seguinte tema: "Por um mundo mais igual". Segundo o chefe da pasta, o que pesou foi o interesse manifestado pela atual gestão do GDF de tornar a tecnologia a nova matriz econômica da cidade. "Tudo o que dialoga com essa pauta nos atrai. Sediar esse evento, que é uma espécie de Olimpíadas, é fantástico. É um momento riquíssimo para Brasília", analisou Rojas. Será a primeira vez que o evento ocorrerá no Brasil.
No início deste ano, o conselho responsável por decidir qual país estaria apto a receber o congresso esteve em Brasília a fim de avaliar a capacidade da capital federal. O grupo, com representantes de 80 nações, faz parte do fórum internacional World Information Technology and Services Alliance (Witsa). O Executivo local havia entrado na disputa há um pouco mais de um ano. À época, foram encaminhadas uma carta de intenção — redigida por várias autoridades do governo do DF — e um projeto-base, que apontou o potencial de Brasília para receber um evento desse porte. "Nessa carta de responsabilidade, foi desenvolvida a manifestação dos governos local e federal e de pessoas do meio empresarial para comprovar que temos estrutura para o evento", detalhou Rojas.
Segundo o secretário, o setor movimenta, atualmente, 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal, o que equivale a R$ 5 bilhões. Aqui, cerca de 700 empresas do ramo de tecnologia da informação empregam diretamente 30 mil pessoas. O governador aproveitou para lembrar empreendimentos que futuramente irão alavancar a economia local, como o Parque Tecnológico Capital Digital, na Granja do Torto, e os polos de biotecnologia e nanotecnologia. "Tudo isso está dentro do projeto de desenvolvimento econômico de Brasília", frisou Agnelo Queiroz.
O 20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação já tem uma data definida. Ele será realizado de 15 a 17 de maio de 2016. Este ano, é a vez de Montreal sediar o evento, que começa hoje e vai até dia 24. Em 2014, o CMTI movimentará Guadalajara, no México. "Esse evento não é um congresso que tem venda de produto, mas debate as tendências de desenvolvimento da tecnologia, que é a indústria do futuro. Ele vai atrair para cá outros tipos de eventos do setor. Com isso, Brasília passa a ocupar o quarto lugar no ranking nacional quando o assunto é evento internacional", finalizou o governador.