Título: Lula reforça PT contra PSB
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 24/10/2012, Política, p. 6

Na turnê pelo Nordeste, ex-presidente quer mostrar que mantém a força eleitoral na região, alvo da cobiça dos socialistas, que enfrentam candidatos petistas em duas grandes capitais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou os dois últimos dias de comícios permitidos pela legislação eleitoral para ajudar os candidatos do PT na Região Nordeste. Ontem, esteve em Fortaleza e João Pessoa. Hoje, estará em Salvador e dará, ainda, uma esticadinha a Cuiabá. Lula quer provar que mantém a hegemonia em uma região que sempre deu muitos votos para o PT, especialmente nas eleições presidenciais. É que a região virou alvo de cobiça do PSB de Eduardo Campos, governador de Pernambuco. Para provocar os pessebistas, no palanque de Elmano de Freitas à prefeitura de Fortaleza, Lula lançou Dilma Rousseff candidata à reeleição em 2014. “Tenho que falar pouco e tomar muita água para que eu possa estar curado para, em 2014, estar fazendo campanha para Dilma se reeleger presidente da República deste País", disse Lula, para a multidão que acompanhou o comício.

O PSB governa os estados do Ceará e de Pernambuco, dois dos maiores da região. Eduardo Campos elegeu Geraldo Júlio prefeito do Recife em primeiro turno, desbancando uma hegemonia petista na capital pernambucana de 12 anos. O Correio mostrou, na última segunda-feira, que o PT aposta na vitória de Nelson Pellegrino (BA) em Salvador para consolidar o governador da Bahia, Jaques Wagner, como contraponto a Campos no Nordeste. “Vamos ganhar em Fortaleza, João Pessoa e Salvador. Como as eleições em Fortaleza e Recife se equivalem, ficaremos com João Pessoa e Salvador de saldo positivo”, destacou o vice-líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), minimizando o fato de o partido estar atrás nas pesquisas do segundo turno na capital baiana.

Das três capitais que receberam ou receberão Lula até amanhã, em duas — Salvador e João Pessoa — o PT disputa com candidatos de oposição ao governo federal: DEM e PSDB, respectivamente. Em Fortaleza, contudo, o adversário petista é do PSB, ligado à família Gomes (veja quadro). Em Cuiabá, o PT também tem como adversário um candidato do PSB.

Para integrantes da cúpula do PSB, não há nada de errado em Lula viajar para fazer campanha nas cidades onde os socialistas têm candidato próprio. Ele já fizera isso em Campinas, onde o petista Márcio Pocchmann enfrenta o pessebista Jonas Donizette. E falou mal do candidato do PSB. “Natural. O Eduardo também foi lá e falou mal do Pocchmann. De uma maneira bem mais sutil”, disse um aliado do governador pernambucano. Nem tão sutil assim, Eduardo lembrou que Donizette mora na cidade, enquanto Pocchmann mora em Brasília. “Uma coisa vocês podem ter certeza: ganhando ou perdendo, nosso candidato estará na cidade na segunda-feira. O outro, eu não sei”, provocou Campos. No caso de Campinas, o PSB recebe hoje o reforço do senador Aécio Neves (PSDB), que participará de eventos de campanha ao lado de Donizette.

Em direção ao inimigo O PT, especialmente Lula, anda incomodado com a desenvoltura com que Eduardo Campos tem se aproximado de adversários do petismo. Na semana passada, em Uberaba, ele já havia posado, sorridente, ao lado de Aécio, provável candidato tucano à presidência da República em 2014. Também reaproximou-se do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), inimigo figadal do lulismo. “As pessoas se esquecem de dizer que Aécio veio a Recife fazer campanha por Daniel Coelho (PSDB) contra Geraldo Júlio”, contrapôs um interlocutor do presidente do PSB.

Em Fortaleza, primeira capital na qual Lula fez escala ontem, a situação do PSB é complexa. O candidato Roberto Cláudio é mais ligado ao clã dos Gomes do que a Eduardo Campos. “É muita má vontade. Quando o candidato está perdendo, é Eduardo que quer romper com o PT. Se está ganhando, ele é ligado aos irmãos Gomes. Roberto Cláudio é do PSB, ponto”, irritou-se um aliado do governador de Pernambuco.

Ontem, Cid Gomes pediu licença do cargo de governador para reforçar a campanha do seu pupilo.

Disputas nordestinas Salvador » ACM Neto (DEM) x Nelson Pellegrino (PT)

Vitória da Conquista (BA) » Guilherme Menezes (PT) x Herzem Gusmão (PMDB)

Fortaleza » Roberto Cláudio (PSB) x Elmano Freitas (PT)

São Luís » Edvaldo Holanda Júnior (PTC) x José Castelo (PSDB)

Campina Grande (PB) » Romero Rodrigues (PSDB) x Tatiana Medeiros (PMDB)

João Pessoa » Luciano Cartaxo (PT) x Cícero Lucena (PSDB)

Teresina » Firmino Filho (PSDB) x Elmano Férrer (PTB)

Natal » Carlos Eduardo (PDT) x Hermano Moraes (PDB)