Título: DF seleciona 451 residentes
Autor: Pacheco, Lorena
Fonte: Correio Braziliense, 24/10/2012, Economia, p. 12

Secretaria de Saúde faz concurso para médicos de várias especialidades. As inscrições serão em novembro. O salário não foi divulgado

Onze hospitais do Distrito Federal receberão em 2013 novos médicos residentes. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) abriu processo seletivo para contratação de 451 profissionais. O edital foi publicado ontem, pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), que organiza o certame. Os interessados podem se inscrever entre 7 e 21 de novembro, pelo site www.cespe.unb.br. A taxa é de R$ 150. As provas serão aplicadas em 6 de janeiro de 2013.

Do total de vagas, 283 são para residência médica de acesso direto, programa para o qual podem concorrer pessoas com diploma, certificado ou declaração de conclusão de graduação em medicina. Há chances nos programas de acupuntura, anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, genética, infectologia, medicina de família e comunidade, neurocirurgia, neurologia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, psiquiatria e radiologia, e diagnóstico por imagem.

Outras 89 vagas vão para residência médica em especialidades com exigência de pré-requisito. As possibilidades são para cancerologia clínica e pediátrica, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral avançada, endocrinologia, geriatria, mastologia, pneumologia, reumatologia e urologia, entre outros. As demais 79 destinam-se à residência médica referente aos anos opcionais em áreas de atuação: alergia e imunologia pediátrica, ecocardiografia, endoscopia digestiva, hepatologia, medicina do adolescente, medicina de urgência, transplante. Nesses dois últimos casos, o interessado deve ter diploma de medicina e certificado ou declaração de conclusão do pré-requisito exigido.

Beneficiados Os hospitais a serem contemplados são o de Base, o Materno Infantil de Brasília, o Regional da Asa Norte, o Regional de Taguatinga, o Regional de Sobradinho, o Regional do Gama, o Regional de Ceilândia, o Regional do Paranoá, o Regional de Planaltina, o São Vicente de Paulo e o Universitário de Brasília. Todos os programas para residentes do concurso durarão entre dois e três anos, a depender da área escolhida. O valor da bolsa-salário não foi divulgado no edital.

» Avaliação reforçada

Os estudantes de medicina podem ter de fazer provas de avaliação gerais a cada dois anos. A proposta, do Ministério da Saúde, pretende medir a qualidade da formação deles durante o curso. O exame seria aplicado ao fim do segundo, do quarto e do sexto anos da graduação. De acordo com a pasta, apenas o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado na reta final do curso, não seria suficiente para garantir a boa preparação dos profissionais. Uma proposta sobre o assunto já foi apresentada ao Ministério da Educação para análise.