O Estado de São Paulo, n. 46024, 21/10/2019. Política, p. A4

 

TCU fará auditoria no Fundo Soberano de Lula

Alberto Bombig

21/10/2019

 

 

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas autorizou uma auditoria para verificar a regularidade das operações no Fundo Soberano do Brasil. Aproveitou a postura colaborativa de Paulo Guedes, interessado em apontar erros de gestões anteriores para justificar a demora do ministério da Economia em reagir. O fundo foi criado no período Lula (2003-2010) e tinha a finalidade de ser uma reserva durante a crise de 2008. Mas começou a ser desidratado na gestão Michel Temer, como forma de cobrir o rombo das contas públicas.

O tamanho. No documento em que solicitam a investigação, os auditores do TCU relatam que o fundo começou com R$ 14 bilhões de reservas e transferiu R$ 27 bilhões às contas do Tesouro na sua liquidação.

Cofrinho. Ao longo dos anos, o Tesouro Nacional foi se desfazendo das ações que o fundo possuía para usar os recursos na formação de superávit primário.

Como era. O bom entrosamento entre o TCU e a Economia tem facilitado auditorias que antes não eram possíveis. A avaliação é de que a equipe econômica da ex-presidente Dilma Rousseff dificultava tudo.

Bandeira branca... Atacada pelos bolsonaristas, a ala “bivarista” do PSL avalia fazer um gesto de paz na direção do inimigo: antecipar para novembro próximo a escolha do líder do partido na Câmara, em nome de uma reconciliação.

... ou cinza. Como não há almoço de graça, a ideia de sacrificar Delegado Waldir exige como troca a cabeça do líder do governo, Major Vítor Hugo, hoje empenhado nas redes sociais em atacar o grupo de Bivar.

E ele?. “A gente nem o considera mais líder do governo. Se Waldir é agressivo, Vitor Hugo também é”, diz Junior Bozzela, da ala “bivarista”. Ele se encontrará hoje com Abraham Weintraub, a convite do ministro, para discutir o partido.

Terceira via. A possibilidade de um nome de conciliação na liderança do PSL, que não seja o de Eduardo Bolsonaro nem o de Delegado Waldir, é vista com bons olhos pelo Palácio do Planalto. Um dos citados é Coronel Armando (SC).

Choque... A reaproximação de Marta Suplicy do PT chacoalhou a roseira do partido na capital paulista. Jilmar Tatto, vetado por Lula como pré-candidato, começa articular a candidatura de Marta a prefeita de SP.

...petista. A ex-petista elogiou Lula em entrevista ao Estado. No PT, há quem acredite na possibilidade de Fernando Haddad se mexer para entrar nesse o jogo.

CLICK. Luiz Eduardo Ramos aproveitou para dar um rolê na sua Harley Davidson e “esfriar a cuca” ao som de Creedence Clearwater Revival.

Quem indica. Participaram da reunião que corou Eduardo Gomes (MDB-TO) como novo líder do Congresso: Augusto Heleno, Luiz Eduardo Ramos, Flávio Bolsonaro e, por telefone, Davi Alcolumbre.

Climão. Apesar de ter sido destituída só na quintafeira passada, Joice Hasselmann já vinha faltando às últimas reuniões da articulação política no Planalto.

Ambiente. João Campos (PSB-PE) vai colher assinaturas para uma CPI do vazamento de óleo no Nordeste.

Grande dia? A despeito das críticas, o governo está empolgado com o relatório do novo marco do saneamento. A expectativa é de que a lei seja sancionada ainda neste ano.