Título: Ciro e Cid Gomes vencem PT
Autor: Almeida, Amanda
Fonte: Correio Braziliense, 29/10/2012, Política, p. 7

Apoiado pelos irmãos na capital cearense, Roberto Cláudio é eleito prefeito. Vitória desbanca o candidato Elmano de Freitas, afiançado pela atual mandatária Luizianne Lins, e esvazia esperanças da petista de chegar ao governo em 2014

Eleito com 53,02% dos votos válidos, Roberto Cláudio (PSB) assumirá a prefeitura de Fortaleza no ano que vem. Afiançado pelos irmãos Gomes, o governador Cid e o ex-ministro Ciro, ele impõe uma derrota ao PT da atual prefeita Luizianne Lins, que lançou Elmano de Freitas (PT) como candidato. Os dois partidos romperam aliança pouco antes do período eleitoral, após discórdia sobre o nome escolhido pelos petistas para a disputa.

O deputado estadual começou a corrida eleitoral em 6º lugar, com 5% das intenções de votos, segundo Datafolha de 21 de julho. Na campanha, investiu na relação com os irmãos Cid e Ciro, em contraposição ao apoio do ex-presidente Lula a Elmano. Apostou também em propostas para as áreas mais criticadas em relação à Luizianne, a como saúde. O prefeito eleito promete construir 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e seis policlínicas.

A briga entre os padrinhos teve como pano de fundo planos futuros. Luizianne queria palanque para tentar o governo do estado em 2014. Já Cid e Ciro pretendiam manter prestígio político na região e se fortalecerem para uma possível candidatura (de um ou outro) ao Senado. O deputado teve a maior coligação na disputa em Fortaleza, com 12 partidos.

Perfil roberto cláudio

Político na linha agregadora Roberto Cláudio (PSB), 36 anos, é médico-sanitarista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e PhD em saúde pública pela Universidade do Arizona (EUA). Filho de ex-reitor da UFC, casado e pai de duas meninas, iniciou sua trajetória política como deputado estadual, eleito pelo PHS em 2006. No primeiro mandato eletivo, foi vice-líder do governador Cid Gomes (PSB) na Casa e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Reeleito em 2010, já no PSB, Roberto Cláudio tornou-se presidente da Assembleia Legislativa, apadrinhado por Cid e Ciro Gomes. Aposta de renovação do partido na capital cearense, o futuro mandatário começa a se consolidar entre as lideranças do estado como político de perfil agregador. Em sua campanha, conseguiu o apoio de 12 legendas, a maior coligação na disputa.