Título: Nova cartada de Dirceu
Autor: Campos, Ana Maria ; Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 26/10/2012, Política, p. 2/3
Diante das penas altas impostas ao empresário Marcos Valério, a defesa do ex-ministro José Dirceu entregou um novo memorial pedindo aos ministros do Supremo que estabeleçam punições mais brandas para o antigo chefe da Casa Civil. Em um tom mais ameno do que memoriais protocolados anteriormente e, principalmente, mais leve do que os textos publicados no blog de Dirceu, o documento pede que os magistrados considerem o passado do ex-ministro como uma atenuante para as condenações.
O advogado de José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, confirmou a entrega do memorial na última terça-feira, mas não quis comentar o conteúdo, mas pessoas próximas ao petista confirmaram que o memorial cita o passado do antigo Chefe da Casa Civil de "luta pela democracia", seu engajamento na fundação do PT e os mandatos conquistados na Câmara.
O professor de direito penal do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) Álvaro Castelo Branco lembra que o artigo 62 do Código Penal estabelece a possibilidade de redução de pena "em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime, embora não prevista expressamente em lei".
O cientista político Ricardo Caldas, professor da Universidade de Brasília, refuta os argumentos de que José Dirceu prestou serviços relevantes à democracia. "O Supremo já reconheceu que ele comandou uma quadrilha de compra de votos no Congresso. A virtude tem que ser permanente, não adianta ser guerrilheiro contra a ditadura e depois corromper deputados", disse o cientista político. (HM, DA e AMC)