Título: Ex-presidente, ex-atleta e ministros no palanque
Autor: Domingos, Bruno
Fonte: Correio Braziliense, 26/10/2012, Política, p. 6
Candidatos mobilizam Lula, Romário e o primeiro escalão de Dilma na busca por votos nessa reta final de campanha Juliana Colares
Os candidatos aproveitaram o último dia de comícios previsto no calendário eleitoral na tentativa de transformar o apoio de caciques e padrinhos em votos. O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, viajou até Taubaté, a 130km de São Paulo, para apoiar o candidato petista à prefeitura da cidade, Isaac do Carmo. Lula fez um percurso de cerca de dois quilômetros em carro aberto e participou do que os correligionários da cidade estão chamando de “grande comício da virada”, com o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Foi a última cartada de peso usada para tentar reverter o resultado do primeiro turno, que deu 48,7% dos votos válidos para Ortiz Junior (PSDB), contra 25,51% de Isaac.
No segundo turno, Lula participou de comícios em 12 cidades — São Paulo, Fortaleza, João Pessoa, Salvador, Cuiabá e as paulistas Santo André, Mauá, Campinas, Diadema, Jundiaí, Guarulhos e Taubaté, onde encerrou ontem a maratona. A presidente Dilma Rousseff rodou bem menos. No segundo turno, ela subiu no palanque em Salvador, em Manaus, em Campinas e em São Paulo, nas duas últimas, acompanhada pelo antecessor na cadeira presidencial.
Quem também está espremendo o calendário eleitoral até o último dia é Roberto Cláudio, candidato do PSB à prefeitura de Fortaleza. Ele tenta ganhar distância do petista Elmano de Freitas. O placar dos dois está apertado e o resultado ainda é imprevisível. Segundo pesquisa do Datafolha, o socialista tem 41% das intenções de voto contra 42% do adversário. No levantamento do Ibope, nenhum ponto separa os concorrentes. Os dois aparecem numericamente empatados, com 43%. Nas duas pesquisas, a margem de erro é de três pontos percentuais.
Na última terça-feira, os socialistas tiveram que assistir à participação de Lula no comício de Elmano de Freitas. Para tentar “competir” com a popularidade do ex-presidente no Nordeste, a equipe da campanha de Roberto Cláudio apelou para a fama do deputado federal e ex-jogador de futebol Romário, que subiu ao palanque com Roberto Cláudio e os irmãos Cid e Ciro Gomes.
Carreatas O candidato do PDT em Curitiba, Gustavo Fruet, não contou com a ajuda de nenhum ex-atleta ou ex-presidente, mas teve o apoio, na noite de quarta-feira, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participou do último comício da campanha do pedetista. E, aproveitando que as passeatas e carreatas são permitidas até a véspera da eleição, o candidato realiza, amanhã, duas caminhadas — a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, é aguardada.
Quem também viaja para apoiar um candidato nos 45 minutos do segundo tempo é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Ele estará em Pelotas (RS) para prestigiar o petista Fernando Marroni. No primeiro turno, o candidato obteve 28,54% dos votos válidos, atrás de Eduardo Leite (PSDB), que alcançou quase 40% dos votos válidos. Hoje é o último dia da propaganda eleitoral no rádio, na televisão e na imprensa escrita.