Título: Tucanos migram rumo ao Norte
Autor: Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 27/10/2012, Política, p. 13

Região é vista como estratégica para a oposição se fortalecer. Crescimento passa pela conquista da prefeitura de Manaus amanhã, quando deve ser confirmado o favoritismo de Arthur Virgílio, desafeto de LulaKARLA CORREIA

Se confirmados os rumos dados pelas pesquisas de intenção de votos, o segundo turno das eleições municipais devem fazer da Região Norte a nova fronteira de crescimento dos partidos de oposição. Sobretudo do PSDB, que tem no candidato à prefeitura de Manaus, Arthur Virgílio, a principal aposta da legenda para um eleitorado que, até pouco tempo atrás, era marcadamente governista.

A eleição na capital do Amazonas acabou por entrar no circuito das disputas com peso simbólico para o pleito presidencial de 2014. A presidente Dilma Rousseff reforçou a presença no palanque da adversária de Virgílio, Vanessa Grazziotin (PCdoB), mesmo contrariando uma premissa inicial da presidente de só comparecer nas campanhas em que o jogo estivesse já praticamente ganho pelo apoiado. De acordo com o último levantamento do Ibope, divulgado em 22 de outubro, Vanessa reunia apenas 29% das intenções de voto, contra 61% de Arthur Virgílio.

Mais do que os desígnios do PT — que não inclui Manaus entre as prioridades — a mudança de postura de Dilma segue o interesse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encara Virgílio como inimigo pessoal por conta da atuação como líder do PSDB no Senado, na legislatura passada. Lula credita, sobretudo a Virgílio, a derrota sofrida pelo governo em 2007 no Senado, com a extinção da CPMF — contrariando os interesses do governo — e nunca o perdoou por isso. Em 2010, Lula interferiu no jogo político no Amazonas para evitar que o tucano se reelegesse senador. Conseguiu. Agora, ao que tudo indica, Virgílio dará o troco.

“Dimensão nacional” Apontado como provável oponente de Dilma em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) também incluiu Manaus em seu périplo pelas capitais que elegem os prefeitos amanhã. “A eleição em Manaus extrapolou e muito as fronteiras do Amazonas. É uma eleição de dimensão nacional, muito por conta da estatura política de Arthur Virgílio”, disse Aécio, ciente de que o tucano é o nome do partido no Norte com maior projeção nacional — e, portanto, com melhores condições de lhe garantir uma plataforma de lançamento na região em 2014.

A vitória do tucano representaria não só um retorno de um dos principais nomes da legenda ao primeiro plano da política, mas, também, a derrota de aliados do Palácio do Planalto no estado, como o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) — um dos principais articuladores da campanha de Vanessa — e o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD).

Virgílio não é o único tucano com chances de vitória neste segundo turno. Em Belém, Zenaldo Coutinho está na liderança da disputa contra Edmilson Rodrigues (PSol). O tucano Tião Bocalom também tem boas chances em Rio Branco, onde enfrenta o petista Marcus Alexandre diante de um eleitorado que, em 2010, deu ao então candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) seu melhor desempenho por estado.

Parte da legenda vê a conquista de espaço na região como uma chance para o surgimento de novas lideranças do partido no Norte. “O problema do PSDB hoje não é apenas geográfico, é de democracia e liberdade de debate interno. O partido precisa se renovar, ganhar quadros nessas regiões”, acredita o líder da legenda no Senado, Álvaro Dias (PR).