Título: Ruins e mal sinalizadas
Autor: Lins, Thalita
Fonte: Correio Braziliense, 26/10/2012, Cidades, p. 28

Estudo aponta defeitos em metade das pistas que cortam o Distrito Federal. As distritais DF-345 e DF-130 e a federal BR-251 aparecem mais mal ranqueadas e têm problemas como buracos e falta de acostamento

Uma radiografia das estradas de todo o país revela que a situação de metade das rodovias que passam pelo Distrito Federal é considerada regular e ruim. Entre as pistas que cortam a capital do país e que aparecem pior ranqueadas no estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), estão as distritais DF-345 e DF-130 e a federal BR-251. Ontem, o Correio percorreu essas três rodovias. Vários problemas são evidentes. Quem trafega nelas é surpreendido por buracos, falta de sinalizações vertical e horizontal, placas cobertas por mato alto e ausência de acostamento. A DF-345 foi classificada como ruim e ficou na 106ª posição, tornando-se uma das quatro piores do Brasil, conforme a pesquisa.

Segundo o diretor-executivo da confederação, Bruno Batista, a sinalização é o grande problema encontrado nas estradas do Distrito Federal. "Essa é uma tendência não só do DF, mas do país. Há pouca sinalização horizontal e também vertical. Vimos situações em que as placas estão desgastadas e cobertas por mato", avaliou Batista. Para ele, as rodovias da capital do país poderiam estar em melhores condições, pois a malha viária não é tão grande quanto a de outros estados. Ainda assim, são consideradas mais seguras que a do restante do Brasil. A pesquisa aponta que, do ano passado para cá, as condições pioraram. "Isso se deve ao aumento da frota de veículos e à falta de aplicação de recursos", acredita o diretor-executivo da CNT.

Pneu furado Na tarde de ontem, um dos pneus do carro onde estava a cobradora de ônibus Andréa Aparecida Pires, 29 anos, furou no Km 21 da DF-345. Ela e o companheiro foram obrigados a parar no acostamento e trocá-lo. Enquanto o pneu era substituído, a moradora de Planaltina ficava de olho nos carros que passavam. No trecho, a sinalização que separa a pista principal do acostamento estava apagada. "A sorte é que isso aconteceu de dia. Imagina se fosse à noite, no escuro", pensou Andréa. "Toda vez que passo por aqui, sempre vejo gente trocando pneus por causa das condições horríveis da pista. Precisa melhorar tudo", finalizou a cobradora de ônibus.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur, afirmou que a DF-345 já está com vida útil ultrapassada. Ele adiantou que um projeto para restauração dos 11 quilômetros da via está em processo de elaboração pelo órgão. "Precisamos atualizar os dados, mas, até o fim do ano, vamos fazer a licitação, pois, se não, vamos perder os recursos para as obras", declarou Nacfur. Ele informou que a recuperação da DF-130 ainda não está prevista, assim como a das outras que entraram para a lista da CNT e tiveram problemas apontados pela confederação. O Ministério dos Transporte informou, por meio da assessoria de comunicação, que está "avaliando o material da confederação para se pronunciar oportunamente".