Título: PIB sobe 2% nos EUA
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 27/10/2012, Economia, p. 25

Washington — A economia dos Estados Unidos acelerou e cresceu 2% no terceiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. A alta ficou acima do esperado pelos analistas, mas ainda em nível insuficiente para permitir a diminuição do desemprego, segundo a primeira estimativa oficial do Produto Interno Bruto (PIB) divulgada ontem pelo Departamento do Comércio. No segundo trimestre, o PIB havia subido 1,3%.

A 10 dias das eleições presidenciais disputadas entre o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney, a taxa de crescimento recuperou o nível do primeiro trimestre. No entanto, continua abaixo dos 2,5% necessários, segundo o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) para permitir a redução da taxa de desemprego, que era de 7,8% em setembro — o mesmo índice de quando Obama chegou à Casa Branca, em janeiro de 2009.

Segundo o Departamento do Comércio, 71% do aumento do PIB decorreu do consumo das famílias. Também contribuíram o aumento dos gastos públicos — especialmente no setor de defesa — e os investimentos em habitações. Mas o crescimento desacelerou no comércio exterior e no investimento privado, excluindo a habitação.