Título: Viagens suspensas
Autor: Luna, Thais de
Fonte: Correio Braziliense, 30/10/2012, Mundo, p. 20
O então furacão Sandy provocou ontem uma série de cancelamentos de voos entre o Brasil e os Estados Unidos. De acordo com informações das companhias aéreas, pelo menos 10 viagens foram suspensas até que as tormentas levadas à Costa Leste passem. Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orientou os passageiros a procurarem as empresas antes de se dirigirem aos aeroportos. O organismo informou que vai monitorar a assistência dada aos passageiros de companhias que cancelaram ou alteraram o horário das partidas. No domingo, oito voos já haviam sido cancelados.
Um dos principais destinos de viajantes de todo o mundo, a cidade de Nova York se tornou sinônimo de frustração e de dor de cabeça para quem planejou visitá-la nos próximos dias. A TAM publicou um comunicado no qual informava a suspensão de todas as viagens — de um total de quatro — entre São Paulo ou Rio de Janeiro e a Big Apple. A empresa seguiu a orientação da Anac e recomendou aos passageiros que verificassem as situações de seus voos. Também ofereceu assistência aos prejudicados pelos cancelamentos, atitude semelhante à da American Airlines, No último domingo, a companhia publicou em sua página na internet uma recomendação aos clientes para que remarcassem todos os voos — entre 28 e 31 de outubro — com destino a 20 cidades americanas diferentes.
Brasília De acordo com o portal G1, a American Airlines cancelou ontem dois voos que decolariam rumo a Nova York e outro que sairia hoje. A United Airlines suspendeu três viagens aos Estados Unidos, enquanto que a Delta Airlines alterou o horário de duas. Até o fechamento desta edição, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek não havia informado o cancelamento dos voos Brasília-Atlanta, da Delta Airlines, e Brasília-Miami, da American Airlines.