Título: Falha humana no apagão
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 31/10/2012, Economia, p. 12

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, atribuíram ontem à falha humana o apagão de mais de quatro horas que ocorreu na semana passada em toda a região Nordeste e parte da Região Norte do país.

O apagão, entre o fim da quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, foi provocado por um problema no sistema de proteção de uma linha de transmissão que liga as subestações Colinas (TO) e Imperatriz (MA), o que suspendeu o fornecimento de energia em toda a região. "Tudo indica que foi falha humana", afirmou Miriam Belchior. Segundo ela, o Ministério de Minas e Energia (MME) determinou um "pente-fino" em todos os equipamentos de distribuição do país para identificar eventuais problemas. Ela participou ontem de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Câmara dos Deputados.

Hubner foi na mesma linha ao conversar com jornalistas. "Tem falha humana, sem dúvida nenhuma, na programação da proteção de um equipamento. O equipamento não foi devidamente programado" afirmou ele, ontem, a jornalistas.

Além dos estados do Nordeste e, no Norte, Pará e Tocantins, moradores de Brasília disseram ter sido afetados pelo corte no fornecimento naquela madrugada. Foi o quarto blecaute de proporções importantes nos últimos dois meses, demonstrando os desafios para melhora na infraestrutura da maior economia da América Latina. O primeiro atingiu o Nordeste em setembro e outros dois sucessivos deixaram sem luz áreas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Sistema Acre-Rondônia e o Distrito Federal no início de outubro.

"Estamos buscando uma série de ações para coibir esse tipo de falha. O sistema brasileiro, que é tão sofisticado, tem que ter níveis de cobertura em termos de procedimentos, porque não pode a ação de um elemento qualquer causar um defeito. Temos que ter essas proteções, e é isso que vamos buscar", disse Hubner. O diretor-geral afirmou também que a Aneel está trabalhando em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para determinar as causas dos últimos casos de falta de energia no país.

» Tarifas

O diretor geral da Aneel, Nelson Hubner, confirmou que as novas tarifas para concessionárias de geração e transmissão que apresentaram pedido para renovar as concessões serão conhecidas na próxima amanhã. As tarifas e indenizações serão detalhadas por empresa e sairão por meio de portaria do Ministério de Minas e Energia, a ser publicada na edição de quinta-feira do Diário Oficial da União.