Correio braziliense, n. 20521, 28/07/2019. Política, p. 4

 

Objetivo de explorar terras indígenas

Bernardo Bittar

28/07/2019

 

 

Poder » Bolsonaro diz querer filho na embaixada em Washington para se aproximar dos EUA e conseguir parceria para extrair minerais das reservas Ianomami e Raposa Serra do Sol

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a indicação do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. O chefe do Palácio do Planalto defendeu a exploração de minerais nessas áreas, justificando que, para isso, quer alguém de sua confiança para aproximar o Brasil dos EUA.

“A terra é riquíssima (reserva indígena Ianomami). Junta-se com a Raposa Serra do Sol, é um absurdo o que temos de minerais ali. Estou procurando o primeiro mundo para explorar essas áreas em parceria e agregando valor. Por isso, a minha aproximação com os Estados Unidos. Por isso, eu quero uma pessoa de confiança minha na embaixada dos EUA”, argumentou. “Vocês acham que eu colocaria um filho meu num posto de destaque desse para pagar vexame? Quero contato rápido e imediato com o presidente americano (Donald Trump).” Bolsonaro disse ainda que, nesta semana, serão divulgados novos dados sobre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): “Vocês vão ter uma surpresa”.

O pedido para Eduardo ser embaixador nos Estados Unidos já está em Washington. Na semana passada, ao comentar a indicação Bolsonaro disse: “Pretendo beneficiar filho meu, sim”.

Helicóptero

O chefe do Planalto também respondeu à imprensa sobre o uso de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) por seus parentes para ir ao casamento de Eduardo. “Fui ao casamento do meu filho. Minha família da região do Vale do Ribeira estava comigo. Eu vou negar o helicóptero e mandar de carro? Não gastei nada além do que já ia gastar”, rebateu.

Questionado se não via incompatibilidade na atitude, o presidente disse que sempre viaja com dois helicópteros. “Se eu errar, assumo e arco com as consequências. Até o momento, pelo que vejo, nada de errado aconteceu em meu governo.” Ele também frisou que reduziu os gastos no cartão corporativo. Nesse momento, pediu a um auxiliar que entregasse o cartão e mostrou que ele ainda estava com a tarja de bloqueio.

Na sexta-feira, o presidente se irritou e encerrou abruptamente uma entrevista coletiva ao ser questionado, em Goiânia, sobre o uso do helicóptero da FAB por seus familiares para a ida ao casamento — o vídeo da viagem foi postado por um dos parentes dele.