O globo, n.31425, 21/08/2019. País, p. 12

 

PSDB recebe pedido de expulsão de Aécio Neves 

Amanda Almeida 

Guilherme Caetano

Naira Trindade 

Natália Portinari

21/08/2019

 

 

O PSDB de São Paulo enviou ontem ao diretório nacional do partido um pedido para a expulsão do deputado federal Aécio Neves (MG). A executiva estadual aprovou o documento por unanimidade na noite da última segunda-feira.

O documento, que deve ser apreciado hoje, pede o afastamento imediato de Aécio Neves e o posterior julgamento de sua expulsão. O processo será distribuído ao relator, o deputado federal Celso Sabino (PA), que iniciará o procedimento para julgar a admissibilidade do pedido.

—A gente pede a celeridade (do julgamento). O prazo total é de três meses, mas achamos que não deve demorar tanto assim — disse Marco Vinholi, presidente do diretório paulista.

Também ontem, o governador de São Paulo, João Doria, voltou a defender a desfiliação do tucano mineiro, durante evento do PSDB em Brasília:

— A meu ver, o deputado Aécio Neves tem todo o direito a formular sua defesa, na plenitude, confiante na sua inocência, confiante também na Justiça, mas pode fazê-lo fora do PSDB.

Aécio é investigado em inquéritos da Lava-Jato. Acusado de corrupção passiva e obstrução de Justiça, ele é réu em um processo. O parlamentar nega ter cometido irregularidades.

OUTRO REVÉS

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela desaprovação das contas de 2014 do PSDB e do Comitê Financeiro Nacional para presidente da República de Aécio Neves. No documento, obtido pelo GLOBO, o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, apontou irregularidades consideradas graves por “alcançarem percentual expressivo (11% nas contas do Diretório e 26% nas contas do Comitê Financeiro) comprometendo-se a regularidade, a transparência e a confiabilidade”.

“As irregularidades relatadas representam percentuais distintos e consideráveis. Nas contas do Diretório Nacional foi constatado o valor de R$ 19.569.572,39, que corresponde a 11% de irregularidade do total de receitas e nas contas do Comitê Financeiro, as irregularidades representam R $52.166.845,08, oque corresponde a 26% do total de irregularidades das contas do Comitê”, diz o parecer.

Entre as irregularidades, foram apontadas “ausência de documentação fiscal comprobatória de despesas .” O documento, de 18 de junho, pede ainda que R $3,5 milhões sejam devolvidos aos cofres públicos. Aécio era presidente do PSDB em 2014. O tucano gastou R$ 201 milhões na campanha ao Planalto.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fim das coligações pode unir DEM e PSDB, diz Rodrigo Maia 

21/08/2019

 

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que, com o fim das coligações eleitorais, a fusão entre DEM e PSDB é uma “forte possibilidade”.

—Não tenho dúvida de que o fim das coligações vai nos levar, no futuro, à necessidade de uma reorganização partidária, quando o Brasil voltará a ter três, quatro, cinco partidos fortes — afirmou Maia.

— Um desses partidos será certamente, com uma forte possibilidade daqui a alguns anos, o DEM e o PSDB com uma mesma força, como um mesmo partido de representação de um segmento importante da sociedade em nível nacional — acrescentou o deputado.

Maia participou em Brasília da reunião em que o deputado federal Alexandre Frota (SP), recém-filiado ao PSDB, foi apresentado à bancada tucana. Aos parlamentares da legenda, Maia disse que, depois de 1989, votou no PSDB em todas as eleições presidenciais.

O presidente da Câmara afirmou ainda que DEM e PSDB estarão juntos nas próximas eleições municipais e qualificou Doria como um “ótimo nome” para concorrer à Presidência:

— PSDB e DEM estarão juntos em 2020, estarão juntos em 2022. Nada diferente do que vem acontecendo desde a primeira eleição do presidente Fernando Henrique. Estaremos cada vez mais próximos e mais fortes.

Durante o evento tucano, Maia se emocionou e chorou após receber elogios e agradecimentos de Frota. O novo tucano creditou a Maia sua filiação ao PSDB:

—Queria falar que me surpreendi demais contigo e quero que você saiba que devo minha chegada ao PSDB a você. A você, Rodrigo Maia. Quero agradecer de coração. Eu precisava te falar isso aqui na frente dessas pessoas. Não tenho vergonha das lágrimas que estão descendo no meu rosto. Eu Devo muito a você, sou muito agradecido a todos vocês aqui. Meu meu irmão, muito obrigado. De verdade.

PEDIDO ARQUIVADO

O diretório estadual do PSDB em São Paulo arquivou o pedido para cancelar a filiação de Alexandre Frota. A solicitação foi apresentada na última segunda-feira pelo ex-presidente nacional do partido José Aníbal e pelo ex-presidente da executiva paulista Pedro Tobias.

De acordo com Aníbal e Tobias, a entrada do deputado no PSDB “fere a honra e a memória de todos os filiados” ao partido. No pedido, eles lembram que Alexandre Frota já proferiu ofensas “de termos chulos” ao ex-governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin. A executiva estadual, no entanto, considerou que não tem atribuição para processar o caso.

Anibal e Tobias afirmam também que Frota defendeu a candidatura da deputada federal Joice Hasselmann (PSL) à prefeitura de São Paulo no mesmo dia em que seria apresentado como novo quadro do partido. A dupla diz que o novo colega de legenda deveria ter endossado a candidatura do tucano Bruno Covas, atual prefeito, à reeleição. (Amanda Almeida, Guilherme Caetano e Natália Portinari)