O globo, n.31420, 16/08/2019. País, p. 06

 

'Quem é Alexandre Frota?', ironiza Bolsonaro 

Daniel Gullino

16/08/2019

 

 

Ex-amigos. Bolsonaro é acompanhado por Frota ao chegar na convenção estadual do PSL paulista, no ano passado: críticas ao presidente resultaram na expulsão do deputado

O presidente Jair Bolsonaro ironizou na manhã de ontem a expulsão do deputado federal Alexandre Frota (SP) do seu partido, o PSL, determinada pela executiva nacional da legenda na última terça-feira. Questionado sobre a decisão e se mais algum parlamentar poderá sair da sigla, Bolsonaro respondeu.

— Nem sei. Quem é Alexandre Frota? —perguntou o presidente, durante conversa com a imprensa na portaria do Palácio da Alvorada.

Mais tarde, para rebater o presidente, Frota divulgou um vídeo com imagens de manchetes sobre a declaração do presidente, seguidas de gravações em que Bolsonaro fala do deputado ou aparece ao lado dele. O vídeo é intitulado “A hipocrisia de Bolsonaro com Frota”.

Nos vídeos, o presidente aparece convidando o deputado para ser ministro da Cultura do governo.

“Olá, Frota, parabéns, felicidades, tá ok. Se você quer me ver presidente um dia, eu quero te ver ministro da Cultura, já imaginou, cara?”, pergunta Bolsonaro.

Em seguida, o presidente aparece dizendo que conhece Frota há poucos anos, mas que construiu uma amizade. Também afirma que quase o chama de “irmão”.

A divulgação do vídeo, por meio de WhatsApp, foi a primeira manifestação pública de Frota após a expulsão. O deputado também compartilhou um texto em que diz que está “bem tranquilo” e que recebeu convites de filiação de DEM, PP, MDB, PSDB, Podemos, PSD e PRB, mas ainda não decidiu para qual partido vai.

“Estou discutindo espaço e atuação dentro de cada proposta. Mas estou feliz em ter sido convidado por grandes partidos. Resultado do meu trabalho nesse início de mandato”, escreveu.

Na última terça-feira, Frota foi expulso do PSL sob acusação de infidelidade partidária por criticar abertamente Bolsonaro e por se se abster de votar a reforma da Previdência no segundo turno. O pedido de expulsão partiu do presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (PE). O exator foi convidado a ingressar no PSL pelo próprio Bolsonaro. Frota se elegeu com pouco mais de 150 mil votos.