Título: Vagas nas universidades em jogo
Autor: Castro, Grasielle ; Chaib, Julia
Fonte: Correio Braziliense, 05/11/2012, Brasil, p. 6

Entre os que fizeram o Enem, a maioria busca uma vaga no ensino superior. O exame é aceito nas 59 universidades federais e em algumas instituições privadas como critério parcial ou integral de ingresso. Na Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, a nota vale para as oportunidades que não foram preenchidas no vestibular tradicional. As amigas Ana Carolina Lacerda e Aline Faustino Veiga, ambas de 18 anos, fizeram o exame com este objetivo. "Vou tentar uma vaga no curso de arquitetura na Universidade Federal de Goiás (UFG)", diz Ana Carolina. Já Aline pretende prestar psicologia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Estudei o ano inteiro para isso."

Entre os candidatos que disseram precisar de atendimento especial nesta edição está Marcela Reis, 17 anos. A mãe da estudante, Fernanda Lima, 47, explicou que, para conseguir uma hora a mais no tempo de prova, entregou o laudo do neurologista que atesta que Marcela é disléxica. "Ela tem problemas com tempo. No ano passado, não conseguiu concluir a prova", disse. Segundo ela, Marcela foi muito bem atendida pela equipe do exame.

Entre as opções especiais, estão os sabatistas (que guardam o sábado por motivos religiosos). O aluno Walisson dos Reis Pereira da Silva, 26 anos, afirma não ter marcado a opção de atendimento diferenciado — eles tiveram de aguardar cinco horas em uma sala para realizar a prova às 19h. "Me colocaram como sabatista, de uma religião que eu nem conheço. Fiquei lá seis horas esperando, com fome, porque lanche não sustenta ninguém e fui mal na prova."

Outras três pessoas, no Rio Grande do Sul, também disseram ter tido problemas com a marcação para sabatistas. O Inep, em resposta às alegações, enviou ao Correio as fichas de inscrições dos quatro estudantes, nas quais aparecia a opção "você guarda o sábado?" marcada positivamente por eles. "Se houve erro, foi dos participantes. A responsabilidade pela inscrição é do participante", informou o Inep.