O globo, n.31413, 09/08/2019. País, p. 06

 

Bolsonaro recebe novo nome na disputa pela chefia da PGR

Gustavo Maia 

Aguirre Talento

09/08/2019

 

 

Presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu ontem, sem registro na agenda, mais um nome que corre por fora na sucessão ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), o subprocurador Paulo Gonet, que já foi sócio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Ele foi levado ao Palácio do Planalto pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar, que apoiam o subprocurador para o cargo.

O nome de Gonet ganhou força graças ao apoio de Gilmar, que foi seu sócio no Instituto de Direito Público (IDP). Gonet tem um perfil considerado conservador, o que tornou seu nome atrativo para o Planalto. Ele já foi secretário da área constitucional da gestão da atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Também é autor de livros de Direito Constitucional, inclusive em coautoria com Gilmar.

Outro nome, neste momento mais forte nos bastidores do Planalto, é o do subprocurador Augusto Aras, que também corre por fora da lista, e tem o apoio do ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que era líder da bancada da bala.

Bolsonaro não se comprometeu a seguir a lista tríplice formada por votação dos procuradores, encabeçada pelo subprocurador Mário Bonsaglia. O presidente afirmou que deve fazer sua indicação até a próxima segunda-feira.

CINCO COTADOS

Ontem, Bolsonaro traçou o perfil que procura para indicar à chefia da PGR: alguém que trate a questão ambiental “sem radicalismo”, que “não atrapalhe na questão das minorias” e que trate de forma “adequada” as Forças Armadas, sem interferências. Ele afirmou ainda que não quer “alguém que traga para si os holofotes”, apontando o “estrelismo” como característica indesejável para o posto:

— Tenho cinco nomes entre os mais cotados aí.

Bolsonaro citou Augusto Aras, o procurador regional da República Vladimir Aras, Raquel Dodge e o procurador Regional da República da 1ª Região, Lauro Cardoso, que teve uma audiência com ele na tarde de anteontem.