Título: Dilma indica Kukina ao STJ
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/11/2012, Política, p. 10
A presidente Dilma Rousseff indicou Sérgio Luiz Kukina, procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, como novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação de Kukina foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União e ele ainda precisa ser sabatinado pelo Senado. A data ainda não foi marcada. Kukina entrará na vaga do ministro Hamilton Carvalhido, que se aposentou em maio passado.
O futuro ministro do STJ tem 53 anos e é casado com Sandy Margotto. Ele disputava a vaga com o acriano Sammy Barbosa Lopes e o procurador do MP do Distrito Federal José Eduardo Sabo Paes. Filho de uma catarinense com um imigrante croata, Kukina formou-se na Universidade Católica do Paraná. Tornou-se, posteriormente, mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), professor de processo civil na Fundação Escola do Ministério Público; e de direito da criança e do adolescente na Escola da Magistratura do Paraná.
Promotoria A carreira no Ministério Público iniciou-se em 1984. Kukina passou por diversos municípios até ser transferido para Curitiba, em 1991. Trabalhou por breve período no Centro de Apoio das Promotorias da Criança e do Adolescente, na Segunda Procuradoria de Justiça Cível, que trata de direito público e, então, na Coordenadoria de Recursos Cíveis, onde atua há 20 anos, com recursos direcionados aos Tribunais Superiores.