O globo, n.31412, 08/08/2019. Sociedade, p. 25

 

Homens 'intimidados' agridem mulheres, diz Moro

08/08/2019

 

 

Na solenidade pelos 13 anos da Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência contra a mulher, o ministro da Justiça, Sergio Moro, declarou que, hoje, os homens se sentem “intimidados pelas mulheres” e, por conta disso, parte deles “recorre, infelizmente, à violência”.

— Talvez nós, homens, nos sintamos intimidados pelo crescente papel da mulher em nossa sociedade. Por conta disso, parte de nós recorre, infelizmente, à violência física ou moral para afirmar uma pretensa superioridade que não mais existe —disse o ministro.

Mais tarde, Moro publicou a declaração em sua rede social, acrescentando:

“O mundo mudou. Temos muito a aprender. Diz isso não o ministro, mas o filho, marido e pai de mulheres fortes”.

Em resposta ao texto do ministro no Twitter, a antropóloga Debora Diniz, pesquisadora de temas feministas, escreveu:

“Não confunda as razões íntimas de homens brutos com explicações sociológicas para a violência. Homens que ameaçam mulheres são covardes”.

Já a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, prometeu endurecer o combate à violência contra mulheres e bradou:

— Me permitam mandar um recado para agressores de mulheres: acabou a palhaçada no Brasil.

Damares também disse que as estatísticas do próximo ano deverão mostrar um aumento nos casos de violência e atribuiu o crescimento à melhora do sistema de registro das agressões.

Um pacto por iniciativas de combate à violência contra a mulher foi assinado por representantes do governo, deputadas, senadoras, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.