Título: Passaportes recolhidos
Autor: Caitano, Adriana
Fonte: Correio Braziliense, 14/11/2012, Política, p. 3
Apenas um dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mensalão não cumpriu o prazo de entrega de passaporte. Segundo a assessoria do deputado federal Pedro Henry (PP-MT), ele não forneceu o documento porque não foi notificado nominalmente. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), o que, segundo o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, seria suficiente para avisar aos condenados.O STF informou que Henry pode entregá-lo até hoje.
O prazo terminou na noite de ontem. A determinação foi feita por Barbosa, a pedido da Procuradoria Geral da República. O relator pode agora acionar a Polícia Federal para que o documento de Henry seja apreendido. Barbosa considerou, em sua decisão, que a entrega dos documentos é medida "imperativa, tendo em vista o estágio avançado das deliberações condenatórias de mérito já tomadas nesta ação penal". A intenção é evitar eventuais fugas ao exterior.
Segundo a assessoria do STF, o empresário Marcos Valério e o ex-deputado Bispo Rodrigues também não entregaram os documentos, sob alegação de que eles já estão com a Polícia Federal. Ao todo, foram 25 condenados e, sendo assim, sem o de Pedro Henry, 24 passaportes recolhidos.