Título: Realidades distintas
Autor: Maia, Flávia ; Rodrigues, Gizella
Fonte: Correio Braziliense, 10/11/2012, Cidades, p. 27

O casal Alessandra Rafael da Silva, 27 anos, e Adão Meira, 26, vive em um barraco de dois cômodos na Estrutural, em uma rua sem asfalto, próxima ao Lixão. Por fora, o barraco é de madeirite e só a divisão entre o quarto e a cozinha é de alvenaria. A casa não tem sofá nem mesa para as refeições. Os únicos eletrodomésticos são uma televisão velha, um som emprestado, um fogão de quatro bocas e a geladeira. Com eles, moram dois filhos de outros relacionamentos, um dele e uma dela. Os quatro dormem no mesmo quarto, que ficará mais apertado com a chegada do bebê que Alessandra espera e que pode nascer a qualquer momento — o primeiro filho do casal, junto há três anos.

Antes de engravidar, Alessandra trabalhava como catadora no Lixão. Até quatro meses atrás, Adão tinha carteira assinada como vigilante, mas hoje está fora do mercado de trabalho e vive com o seguro-desemprego de R$ 800, que receberá só até mês que vem. A família recebe R$ 130 de benefícios sociais e, apesar da dificuldade, garante que nunca passou fome. “Vivemos com dificuldade, mas, graças a Deus, nunca faltou comida no prato”, diz Adão.

Conquista Realidade bem distinta da do engenheiro civil Rui Lamas, 65 anos, casado com a médica Janice Lamas, 60, que não nasceu em berço de ouro, mas conquistou uma casa confortável no Lago Sul de 540 metros quadrados, quatro quartos, duas suítes, churrasqueira, piscina e amplo jardim. Eles moram na cidade mais rica do DF há 30 anos, mas tiveram, em outros tempos, de pagar aluguel e residir em imóvel funcional.

Rui adquiriu o lote na QL 24 com ajuda da Embrapa, onde trabalhava. Em 1979, a empresa criou um plano de incentivo aos funcionários que queriam comprar um imóvel para morar. “Construí devagar. A casa demorou uns sete anos para ficar pronta”, conta. Naquela época, a quadra não era valorizada como é hoje. “Quando nos mudamos, aqui não tinha nada, só um caminho de terra para nossa casa”, lembra.