O globo, n.31411, 07/08/2019. Sociedade, p. 26

 

Entrevista - Darcton Policarpo Damião

Leandro Prazeres 

07/08/2019

 

 

Qual será alinha mestrada sua gestão no Inpe?

A ideia é melhorar a comunicação entre o Ministério de Ciência e Tecnologia e os seus clientes, notadamente o Ministério do Meio Ambiente, o da Agricultura, o Itamaraty e o Planalto. Quando a gente trata de desmatamento, clima emeio ambiente global, não é uma questão simplesmente nacional. Envolve o concerto das nações e a Presidência. Porque são eles que vão ter que responder às pressões lá fora.

Será modificada a divulgação dos dados do Deter (Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real)?

Não há qualquer receio em relação à transparência dos dados. O Inpe não cria história. Ele conta a história. Há determinadas situações que precisam ser verificadas. Vou usar como exemplo o sistema de água de uma cidade. Se alguma coisa muito ruim for acontecer coma água da cidade, em vez de ir pro jornal, em primeiro lugar você vai falar com o prefeito. Entendeu o exemplo? Você (tomador de decisão) precisa saber disso antes. Não estou dizendo que o jornal não deva dar a notícia. Masa administração da cidade tem que cuidar daquilo que implica além da água, e a responsabilidade seria do prefeito. Não muda o fato de que os dados estão ali.

O Inpe continuará produzindo informações a partir do Deter, divulgando balanços mensais e colocando esses dados à disposição da sociedade?

Não vejo nenhuma razão para crer que ele vai deixar de existir. O Deter é diferente do Prodes (sistema de monitoramento da Amazônia que produz dados anuais sobre o desmatamento). A questão é não usar chave Phillips onde o que se tem é uma chave de fenda. Cada ferra mentanos eu lugar.

O governo anunciou uma licitação para contratar monitoramento com imagens de maior resolução. É de fato necessário?

Tudo depende. Depende de qualé a finalidade.

Mas o sistema atual não é suficiente e eficiente?

O sistema de hoje é muito melhor que o de 20 anos atrás. E o que teremos em 20 anos será muito melhor que o que temos hoje. Uma imagem é uma representação da floresta. Nunca vamos ter a floresta refletida na escala 1 para 1. Agora, oque precisamo sé o que nós temos. Não temos condições de quer ermais porque já estamos trabalhando com o “estado da arte”.

O senhor acredita que o planeta sofre com o aquecimento global, causado pela ação humana?

Não sou estudioso de temas globais. Sou um interessado. Existem várias opiniões contra e a favor. Leio e estudo. Não adianta emitira minha opinião sobre isso. Seria o mesmo que emitir uma opinião sobre futebol no Brasil. Adoro futebol, mas não sou bom de bola, nunca joguei, e dizer que é melhor ou pior com o Neymar, para mim, vai cair no vazio. Minha opinião não terá valor. Estudo o assunto, mas (aquecimento global) não é a minha praia. Não sou autoridade no assunto.

Mas o senhor faz parte da comunidade acadêmica evai dirigir um dos principais institutos de pesquisa do país...

Sim. E agora esse assunto vai estar na minha pauta. Vou ter que ouvir diferentes pessoas sobre o tema, mas, até hoje, só li sobre o tema como interessado e curioso que sou.

Do que leu até agora, chegou a qual conclusão?

Do que li, não me permite emitir uma opinião sobre se é de um lado ou de outro.

Então o senhor não tem opinião formada sobre se o planeta vive um processo de aquecimento global causado pela ação humana?

Cheguei aqui no meu destino. Vou ter que encerrar...

Mas o senhor acha que existe, como o presidente Jair Bolsonaro mencionou, uma psicose ambiental no exterior em relação ao Brasil?

Não vou dizer psicose. Existe o que em inglês se chama de “awareness”. Um estado de alerta. Isso ficou cada vez maior na medida em que o mundo foi ficando mais complexo, as sociedades, mais interligadas, eque as pessoas entendem que o clima é global. De que não existem fronteiras para isso. Então, o nível de informação aumentou, e isso gera expectativa nas outras nações. Existe um nível de alerta mais alto.

E o senhor acha que esse nível de alerta mais alto é justificável?

Não vou dizer se é justificável, porque há vários pontos nesse espectro, mas certamente é natural. Essa é uma realidade, etemos que lidar com ela. O Brasil, a Alemanha, a Índia, a China... todos temos que nos dar conta de que isso é uma realidade atua leque só vai recrudescer. Não adianta fingir que não tem um elefante na sala.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Militar ocupará o segundo cargo mais importante do Meio Ambiente 

07/08/2019

 

 

O presidente Jair Bolsonaro nomeou ontem um policial militar aposentado de São Paulo para ser o número dois na hierarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Luís Gustavo Biagioni, que chefiou o Comando de Policiamento Ambiental de São Paulo, exercerá o cargo de secretário-executivo do MMA, abaixo apenas do ministro Ricardo Salles.

Biagioni já estava vinculado à gestão da pasta. Desde maio, ocupava o cargo de diretor de planejamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Recém-aposentado da PM de São Paulo, onde chegou a ser tenente-coronel, ele conheceu Salles quando o atual ministro comandou a secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo. A chegada de Biagioni acontece no contexto de militarização da pasta, iniciado logo no começo da atual gestão. O comando do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e diversas de suas diretorias estão ocupadas por policiais.

Fenômeno parecido ocorre no Ibama, onde também há militares nos postos de comando do órgão. A área ambiental do governo Bolsonaro vem sendo alvo de críticas de políticos da oposição, cientistas e ambientalistas.

A crise mais recente envolvendo a área de meio ambiente foi a substituição de Ricardo Galvão no comando do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).