Título: SP reforça fiscalização
Autor: Lisbôa, Anna Beatriz
Fonte: Correio Braziliense, 14/11/2012, Brasil, p. 9

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que começam na próxima segunda-feira as ações conjuntas entre os governos estadual e federal para combater o tráfico de armas e de drogas nas divisas do estado. A fiscalização será reforçada nos acessos terrestres, aéreos e marítimos. A medida faz parte do termo de cooperação assinado entre os dois governos na segunda-feira, com previsão de vigência até 31 de dezembro de 2014. Além disso, a construção de uma central de atendimento da Polícia Militar (Copom) está encaminhada, de acordo com o governador. Ele disse que o trabalho de contenção será articulado entre as polícias rodoviárias Estadual e Federal, as polícias Federal e Civil de SP, e a Receita Federal.

Além do reforço na fiscalização das divisas, as ações incluem a criação de uma agência de inteligência integrada, o combate à venda e ao consumo de crack, a transferência de presos para penitenciárias federais e a criação de um centro de controle de comando integrado e de um centro de perícia.

A madrugada da capital paulistana foi mais calma em relação às noites de violência das últimas semanas. No entanto, por volta das 20h de segunda-feira, um homem de 23 anos foi assassinado com 12 tiros no Bairro Bonsucesso, em Guarulhos, na região metropolitana da capital. A vítima estava com um amigo, que conseguiu escapar dos assassinos. A PM foi acionada, mas, ao chegar ao local, a vítima já estava morta. De acordo com a polícia, o homem havia se envolvido em uma briga de bar durante a tarde e teria sido ameaçado. Durante o fim de semana, 31 pessoas morreram na Grande São Paulo.

Também em Guarulhos, criminosos incendiaram um ônibus de turismo na madrugada de ontem. O veículo estava estacionado na Rua Monte Carlo, no Jardim Divinolândia, quando um homem jogou um objeto em chamas pela janela do banheiro do coletivo, que estava vazio no momento. O fogo foi contido por moradores da região.

Às 19h de ontem, 45 dos 46 menores fugiram da Unidade do Itaim Paulista da Fundação Casa, na zona leste de São Paulo. Os adolescentes renderam os funcionários no refeitório durante o horário de jantar. Dois deles ficaram feridos. Até as 20h, nove internos haviam sido recapturados.

Policiais identificados

A Polícia Civil identificou os cinco PMs que teriam participado do assassinato do servente Paulo Batista do Nascimento. O crime aconteceu no sábado, na zona sul de São Paulo e foi registrado por uma testemunha. Os policiais, suspeitos de execução, estão detidos disciplinarmente na Corregedoria da PM.