O globo, n.31407, 03/08/2019. País, p. 04

 

Presidente da OAB é alvo de ataques na internet 

Daniel Gullino

Elisa Martins 

03/08/2019

 

 

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou ontem que a Polícia Federal (PF) está investigando ataques e ameaças na internet contra ele e sua filha de 13 anos. Santa Cruz é alvo de uma polêmica desde segunda feira, quando o presidente Jair Bolsonaro disse que seu pai, o ex-militante Fernando Santa Cruz, foi morto por integrantes da Ação Popular (AP), movimento de luta armada contra a ditadura. Documentos oficiais registraram, no entanto, que Fernando Santa Cruz desapareceu quando estava preso sob domínio do Estado. Santa Cruz se disse preocupado com o “clima de ódio” no país e lamentou que Bolsonaro não tenha recuado nas declarações, apesar da grande repercussão.

— Lamento que ele (Bolsonaro) tenha dito que não falou nada de mais. O Brasil viu a gravidade dessas declarações — disse o presidente da OAB, que participou de um encontro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), na capital paulista, sobre os desafios da classe.

— Há um clima de ódio no país. É um debate agressivo, baseado em notícias falsas, buscando desconsiderar as pessoas e sua história, a memória. É preocupante. Não vi pessoalmente as ameaças, sei que há, mas evito como uma proteção de espírito. Minha equipe identificou uma ameaça especificamente mais grave e coube à OAB comunicar à PF. Confio que o perfil será identificado e que se esclarecerá —afirmou Santa Cruz. Por precaução, o presidente da OAB cancelou um evento do qual participaria na manhã de ontem na Baixada Fluminense. O advogado acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir que o presidente da República se explique sobre as declarações. O presidente disse que prestará esclarecimento, mas que não ofendeu Santa Cruz:

— Mesmo eu não sendo obrigado, eu presto (as explicações). Não falei nada demais. Vou entregar o vídeo, vou fazer a degravação e mandar. Agora, é só transcrever o que eu falei para vocês. O que eu falei de mais para vocês? Me responda. O que eu tive conhecimento na época. Eu ofendi o pai dele? Não ofendi o pai dele. O que eu tive conhecimento na época, o assunto foi esse.