Título: Dólar vai a R$ 2,04
Autor: Bancillon, Deco
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2012, Economia, p. 13

Com os mercados testando um novo patamar para o dólar, a moeda norte-americana encerrou o dia, ontem, no nível mais elevado em um mês. A divisa fechou o pregão cotada a R$ 2,04, acumulando alta de 0,24% sobre a sessão anterior. Foi o maior avanço desde 11 de outubro.

A maior procura pela moeda norte-americana reflete a aversão ao risco dos investidores diante das incertezas da economia mundial. A crise de endividamento dos países europeus dá mostras de que ainda está longe de chegar ao fim e as perspectivas de recuperação das economias da Zona do Euro são remotas. Ao mesmo tempo, gestores de fundos e operadores de grandes banco olham com muita atenção os próximos passos da política norte-americana, após a reeleição do presidente democrata Barack Obama.

Nos próximos meses, o Congresso dos EUA terá de encontrar uma solução para o que os mercados têm chamado de “abismo fiscal”, uma infeliz coincidência de fatores que podem levar a maior economia do planeta para a recessão em 2013. Se não houver um acordo sobre a dívida pública até o fim do ano, entrarão imediatamente em vigor cortes de gastos e aumentos de impostos que irão tolher o pouco vigor da atividade econômica.

As bolsas também refletem o mau humor dos mercados. Ontem, o Ibovespa, principal índice de Bolsa de Valores de São Paulo, recuou para 57,5 mil pontos, o nível mais baixo em novembro, com queda de 1,7%. Nos Estados Unidos, o Dow Jones e o Nasdaq também registraram perdas, de 0,53% e 0,97%, respectivamente.