Título: Desemprego recorde na Grécia
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2012, Economia, p. 13

Atenas — Seis em cada 10 jovens gregos estão sem trabalho. Segundo o serviço oficial de estatísticas do país, o Elstat, o índice de desemprego entre a população de 15 a 24 anos atingiu 58% em agosto. Em relação à população total, de acordo com o instituto, a taxa subiu pelo 39º mês consecutivo e alcançou a marca recorde de 25,4%. É mais do que o dobro da média de 11,5% das 17 nações da Zona do Euro. Isso significa que 1,27 milhão de pessoas não encontravam ocupação naquele mês.

Atravessando o quinto ano de recessão, a economia da Grécia encolheu cerca de 20% desde que mergulhou na crise, em 2008. Nesse período, o desemprego mais do que triplicou. E as dificuldades ainda devem aumentar, já que o Produto Interno Bruto (PIB) deve sofrer mais um recuo em 2013, por conta de novos cortes orçamentários e aumento de impostos que devem somar 18 bilhões de euros.

O mais recente pacote de austeridade foi aprovado na quarta-feira pelo parlamento, em meio a fortes protestos populares. O arrocho é uma exigência dos credores para liberar uma parcela, de 31,5 bilhões de euros do programa de socorro financeiro ao país.

Mesmo com o novo aperto, líderes europeus advertiram ontem que a Grécia ainda tem deveres a cumprir. Simon O’Connor, porta-voz da Comissão Europeia, frisou que espera agora a votação, no domingo, do orçamento para 2013. “A aprovação é crucial”, disse. Na segunda-feira, ministros de Economia da Zona do Euro se reúnem para avaliar a situação grega, mas o alemão Wolfgang Schauble já adiantou que não espera um acordo sobre a ajuda à Grécia antes de várias semanas.