Título: Obama agradece
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2012, Mundo, p. 17

A presidente Dilma Rousseff parabenizou ontem o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pela vitória eleitoral e defendeu a ampliação das relações comerciais entre os dois países, bem como a elevação de investimentos, em uma conversa, por telefone, que durou cerca de 10 minutos. Obama retornou a ligação porque Dilma não havia conseguido falar com ele na quarta-feira. O presidente americano tirou o dia para descansar. O telefonema interrompeu o almoço da presidente brasileira no Palácio da Alvorada com o governador do Ceará, Cid Gomes, e os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Ideli Salvati (Relações Institucionais).

Segundo informações do blog do Palácio do Planalto, Dilma “estendeu os cumprimentos à primeira-dama, Michele Obama, e às filhas do casal” e “afirmou que a vitória foi importante para o Brasil e para o mundo”. Além disso, a mandatária manifestou sua intenção de encontrá-lo novamente para tratar da ampliação das relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

Obama, que ligou ontem para outros 12 líderes mundiais, agradeceu a presidente do Brasil pela ligação, acrescentando que ficou feliz com a chamada e que, no momento, está empenhado em resolver questões relacionadas ao orçamento, mas que gostaria de se encontrar com a brasileira assim que possível.