Correio braziliense, n. 20539, 17/08/2019. Brasil, p. 6

 

Enem amplia aceitação em Portugal

Ingrid Soares

17/08/2019

 

 

Educação/ Mais quatro instituições portuguesas de ensino superior passam a usar as notas do exame brasileiro em processos seletivos

Outras quatro universidades passaram a fazer parte do Enem Portugal. Com isso, sobe para 41 o número de instituições de ensino superior portuguesas que permitem o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em processos seletivos. O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.
Três instituições possuem sede na capital portuguesa: o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) e o Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso); já a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa está localizada na cidade de Oliveira de Azeméis. As universidades de Coimbra, que já recebeu 1.239 alunos, e a do Algarve, com 450, renovaram o convênio.
O Enem Portugal foi criado em 2014, no governo Dilma Rousseff (PT), mediante acordo com as autoridades portuguesas. “O objetivo é inserir o Brasil no contexto do mundo desenvolvido, científico e democrático”, afirmou Weintraub. Cada instituição definirá as regras e os pesos para uso das notas, e o processo é conduzido pela Assessoria Internacional e pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep. A pasta ressalta que os convênios interinstitucionais não envolvem transferências de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. Em Portugal, todos os estudantes pagam taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino, mesmo nas instituições públicas.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que há interesse em estender o acesso ao Enem a universidades de outros países, como Espanha e França. “Com o embaixador da Espanha, já começamos a conversar, mas é um processo que ainda demora um pouco, não é imediato.”
Sobre o Enem 2019, Lopes afirmou que não há intercorrência em relação à execução das provas. “Os estudantes podem ficar tranquilos, porque a elaboração do exame está ocorrendo dentro do planejado. Não há nada de errado. Os candidatos que vão fazer prova agora, em 2019, devem saber que essa nota não servirá apenas para universidades no Brasil, mas também para universidades fora do país, no caso Portugal.”

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inovação na escola

Brenda Silva

17/08/2019

 

 

Promover e acompanhar estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFB) no desenvolvimento de aplicativos de impacto social foi o objetivo do programa Startup in School (SiS) Edição Google Brasil, nesta semana. Os jovens também competem por uma vaga na final da hackathon, que ocorre no câmpus do Google for Startups, em São Paulo. Os vencedores receberão uma pré-aceleração na iniciativa. A maratona, que reuniu capacitação de alunos, professores e comunidade em programação e competição, começou em 8 de agosto e termina hoje.

Criado pela Ideias de Futuro, consultoria em inovação social com foco em educação, o programa visa fortalecer a cultura empreendedora tecnológica nas escolas públicas. O projeto existe desde 2014. “Os estudantes constroem startups seguindo uma metodologia, desenvolvem competências empreendedoras, têm aulas de iniciação em programação, criam um protótipo de aplicativo e apresentam as ideias para uma banca de jurados”, explica a diretora-geral e fundadora do programa, Juciara Cruz.

As primeiras edições do SiS ocorreram em 2015, quando o Google premiou e começou a apoiar a ideia. Desde então, mais de mil estudantes, 250 professores, 75 mentores e 100 jurados participaram do programa. A diretora-geral conta que é a primeira vez do SiS em âmbito nacional. Cinco escolas, uma em cada região do país, estão envolvidas. A edição virtual também é a novidade do ano.