Título: R$ 360 milhões para o acesso ao estádio
Autor: Furquim, Gabriella
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2012, Cidades, p. 26

Pacote de obras previstas pelo GDF nas proximidades da nova arena de futebol facilitará a mobilidade de turistas e visitantes, além de modernizar o Eixo Monumental. O edital de licitação sai em até 15 dias

Facilitar o acesso dos torcedores ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e encantar os turistas. Esses são os principais objetivos do pacote de obras do Governo do Distrito Federal (GDF) para a Copa do Mundo de 2014. Aprovadas em uma audiência pública na última quarta-feira, as intervenções estão orçadas em R$ 360 milhões. Estão previstas pelo menos 11. O projeto promete tirar do papel, por exemplo, um dos últimos trabalhos assinados por Roberto Burle Marx, um espelho d"água entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV. Os jardins do paisagista também enfeitarão a Fonte Luminosa (leia na ilustração).

Obras de mobilidade urbana também estão no programa, além de mudanças para atender às exigências da Fifa. Entre elas, a construção de ciclovias e túneis, responsáveis pela ligação entre o estádio, o Centro de Convenções e o Parque da Cidade. O prazo para a publicação do edital de licitação é de 15 dias. "Estamos fazendo os últimos ajustes para fechar o edital, que contemplará todos os projetos. Ele deverá ser publicado em meados de dezembro", explica o secretário Extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Claudio Monteiro.

Entre as mudanças nos arredores da arena está prevista a reforma do Ginásio Claudio Coutinho. O espaço está fechado há 11 anos por causa de problemas estruturais. Também será construído um novo velódromo, seguindo os padrões internacionais para receber provas de ciclismo. As quadras de tênis demolidas para a construção do Estádio Nacional serão reconstruídas nas proximidades. "É importante mostrar que o projeto apresentado visa a, efetivamente, melhorar a qualidade de vida da população, já que prioriza pedestres, ciclistas e motoristas da cidade", detalha Monteiro. Haverá, ainda, um heliponto nos arredores do palco da Copa do Mundo.

Uso da bicicleta Outras obras pretendem incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para chegar aos jogos. Além dos dois túneis de 6,6 metros de largura cada entre o Centro de Convenções e o Parque da Cidade, serão construídos 17,63km de ciclovias. As novas pistas ficarão em todo o Eixo Monumental, integradas aos outros trechos de pistas especiais para ciclistas e às passagens subterrâneas. Na parte externa da arena, haverá bicicletário.

Quem optar por ir a pé às partidas da Copa do Mundo, poderá usar calçadas erguidas ao longo do Eixo Monumental, no Setor Hoteleiro Norte e Sul e entre túneis, jardins e demais acessos ao Estádio Nacional. Dessa forma, a Praça de Chegada se apresentará como entrada para pedestres, com espelhos d"água e jardins formados por vegetação típica do cerrado, além de espaços cobertos. "Ao longo dos seus 52 anos, Brasília teve parte dos seus equipamentos destruídos, como é o caso das calçadas. Há uma preocupação em deixar a cidade cada vez mais preparada para o futuro", completa o secretário secretário Extraordinário da Copa do Mundo de 2014.