Correio braziliense, n.20544, 22/08/2019. Política, p.4

 

Indicação de Eduardo será mantida

22/08/2019

 

 

Depois de ter dado sinais de que poderia recuar na indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada em Washington (EUA), o presidente Jair Bolsonaro negou, ontem, qualquer possibilidade de não formalizar a sugestão ao Senado. Ele sugeriu, inclusive, que a mensagem pode ser encaminhada em setembro, depois do feriado da Independência.

“Eduardo vai ser apresentado ao Senado. Não tem recuo”, frisou. O governo espera o “momento certo” para formalizar. “Eduardo está estudando, se preparando. Vai ser uma sabatina em que vocês (imprensa) todos estarão lá, sem exceção. Vai estar todo mundo lá, igual urubu na carniça, de olho. E vai fazer uma sabatina melhor até do que se fosse o Ernesto Araújo (chanceler).”

Por sua vez, o filho de Bolsonaro disse que a sabatina será uma boa chance de “provar o preparo” para o cargo. Ele refutou que a indicação seja nepotismo, por entender haver precedente legal nas súmulas do Supremo Tribunal Federal (STF) e negou que o pai tenha pensado em retroceder. “O que ele colocou ali: uma parte da imprensa tenta fazer um terceiro turno das eleições, tenta prejudicar o presidente por meio de uma interpretação totalmente contrária. Jair Bolsonaro não conversou comigo sobre qualquer eventual, possível, possibilidade de, talvez, recusa. Isso aí nunca existiu.” (RC)