O globo, n.27/09/2019, 27/09/2019. Economia, p. 15

 

Novas conexões 

Leo Branco 

27/09/2019

 

 

A companhia aérea americana Delta Airlines anunciou ontem um acordo para compra de 20% da Latam, segunda empresa em participação de mercado no Brasil, por US$ 1,9 bilhão. Ao mesmo tempo, a Delta deve vender uma fatia de 9% na Gol. Para analistas, a medida é mais um sinal do interesse das companhias aéreas estrangeiras pelo mercado brasileiro, aberto à concorrência externa desde o novo marco regulatório do setor, sancionado em junho.

American Airlines e Latam tentavam há meses um acordo semelhante ao anunciado ontem coma Delta. As tentativas foram barradas pela Justiça do Chile, se deda Latam, por causa da concentração devo os das duas companhias em rotas aos Estados Unidos.

Pelo acordo, a Delta vai investir outros US$ 350 milhões para ampliar sua parceria com a Latam. Como parte do acordo, a Delta vai adquirir quatro aviões Airbus A350 da frota de longo curso da Latam, além de outros dez jatos que ainda serão entregues à companhia.

De acordo com o presidente da operação brasileira da Latam, Jerome Cadier, a medida é necessária pois as aeronaves ficariam ociosas diante de mudanças feitas para melhorar o aproveitamento dos Boeing 777 que compõem sua frota. Além disso, o acordo anunciado ontem coma Delta vai permitir o compartilhamento de serviços, como manutenção de aviões e apoio de passageiros em solo.

Com o negócio, a Latam sairá da Oneworld, aliança global que inclui parceria de voos e milhagens entre companhias liderada pela American Airlines (AA), rival da Delta no mercado americano. Por ora, a Latam não deve ingressar na SkyTeam, a aliança que conta coma Delta e empresas europeias como KL Me A ir F rance. Segundo Cadier, a estratégia no período será fortalecer acordos com outras empresas. Em conjunto, Delta e Latam voam para 435 destinos, 131 a mais do que a Turkish Airlin es, a empresa aérea da Turquia com maior número de conexões no mundo.

— Deveremos ter um code share (acordo de cooperação na qual uma empresa transporta passageiros que compraram passagens por outra aérea) coma Delta em 120 dias e tero acordo completo implementa doem 18 a 24 meses— afirmou Cadier.

PAPÉIS DA LATAM DISPARAM

O anúncio fez as ações da Latam dispararem em Nova York e no Brasil. Com as Bolsas já fechadas, os ADRs (recibos de ação negociados no mercado americano) da Latam subiam 47%. Os papéis da Gol caíam 9,4%.

— É uma grande mudança para a Latam, que vai sair da Oneworld — afirmou o diretor executivo da Delta, Ed Bastian.

— Vejo várias oportunidades conjuntas para crescer.

Segundo analistas, coma operação, a Delta pode se tornar no futuro a empresa americana com maior presença na região. A empresa americana terá assento no conselho de diretores da Latam,cujas e de é em Santiago. As aprovações pelas autoridades regulatórias, segundo Bastian, devem levara té dois anos.

A aquisição de 20% da Latam pela Delta foi considerada pelos especialistas como um novo ciclo de investimentos na aviação civil brasileira após a abertura do mercado brasileiro. Em maio, o Congresso aprovou medida provisória que libera a participação de estrangeiros em companhias aéreas. A legislação anterior, o Código Brasileiro de Aeronáutica, restringia o investimento a uma fatia de 20% do capital. Em mais uma mudança regulatória, nesta semana o Congresso decidiu que o brasileiro deve pagar para despachara bagagem em voos domésticos.

A medida é citada por especialistas do setor como necessária para viabilizar o modelo de negócios de companhias aéreas de baixo custo e baixa tarifa. O Congresso, porém, não descarta nova mudança adiante na legislação caso o preço dos bilhetes para o consumidor não caia nos próximos seis meses.

Após as mudanças regulatórias, o país entrou no mapa de algumas low cost. Nestas companhias, o básico é mais barato, mas qualquer conforto adicional é cobrado à parte.

Segundo especialistas, o setor poderia passar por uma nova etapa de atração de investimento, com a compra de fatias acionárias em companhias aéreas já instaladas no país. As empresas brasileiras já estavam na mira de algumas estrangeiras. Além da Delta, a Qatar Airways tem 10% do capital da Latam, e a United tem 8,2% de participação na Azul.

— A abertura ao capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras agora desperta o interesse não apenas das low costs, mas também de companhias tradicionais — disse David Goldberg, sócio da Terrafirma, consultoria especializada em aviação.

Para o economista Volney Aparecido de Gouveia, professor do curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, o anúncio melhora aposição da Latam na concorrência coma Gol:

—A Latam passará ater acessoa um conjunto de tecnologias da Delta que estão no estado da arte da aviação comercial no mundo, o que vai ser um diferencial para ela na concorrência doméstica.

Para Francisco Lyra, presidente do Instituto Brasileiro de Aviação, centro de pesquisas do setor e sócio da empresa de aviação executiva C.Fly Aviation, a Delta vai aumentar sua capilaridade nos países da América do Sul.

Por causa do fim da parceria coma Delta, a Gol ressaltou, em nota, que o compartilhamento devo os coma companhia americana“representa 0,3% da receita total da Gole 3,5% dos resgates de pontos do programa Smiles”. A Gol disse ainda que todos os clientes que compraram passagens de voos compartilhados por Gole Delta“terão seus bilhetes honrados normalmente ". (Com agências internacionais)