O globo, n.31462, 27/09/2019. Economia, p. 18

 

BC aumenta projeção do PIB deste ano para 0,9%

Renata Vieira 

27/09/2019

 

 

O Banco Central (BC) revisou para cima a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, de 0,8% para 0,9%. Para 2020, o avanço da economia é estimado em 1,8%, “com elevado grau de incerteza”, informou o BC em seu Relatório Trimestral de Inflação.

Segundo o relatório, a economia deve acelerar no quarto trimestre com a liberação de recursos do FGTS e do PIS/Pasep, medida do governo para estimular o consumo. Ainda assim, o BC afirmou que a economia “segue operando com alto nível de ociosidade dos fatores de produção, refletido nos baixos índices de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego”.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, comentou que a autoridade monetária está observando “o resto das reformas”, enfatizando que a mudança na Previdência não é o único fator preponderante para a retomada:

— Sempre mencionamos que as reformas não e rama reformada Previdência. Tivemos avanço em algumas reformasmicro, algum avanço também no programa de economia, de venda de ativos, e isso tem gerado expectativa positiva. Estamos obviamente observando o resto das reformas, mas não é papel do Banco Central qualificar ou fazer previsões sobre reformas. Nosso papel é simplesmente categorizar e qualificar como isso influencia no nosso trabalho. Nesse sentido, nós acreditamos que é importante o avanço das reformas.

A previsão do BC é maior que a média das expectativas do mercado financeiro. A última edição do Boletim Focus, pequis afeita pelo BC com analistas, estima que a economia vai crescer 0,87% em 2019. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou ontem suas projeções e manteve a estimativa para este ano em 0,8%. Já para 2020, houve uma redução da expectativa de crescimento do Ipea de 2,5% para 2,1%. Os economistas do instituto avaliam que a retomada continua em ritmo lento e defendem a continuação das reformas e a manutenção do teto de gastos do governo para acelerar o processo.

O BC prevê ainda inflação aba ixode 4% este a noeno próximo. O documento mostra que a estimativa para o índice oficial de inflação em 2019 caiu de 3,6% para 3,3%. Para 2020, a projeção é menor que a divulgada em junho, saindo de 3,9% para 3,6%.