Título: Reunião sobre portos
Autor: Lisbôa, Anna ; Caitano, Adriana
Fonte: Correio Braziliense, 11/11/2012, Política, p. 4

Dilma convoca ministros no sábado à tarde para tratar do pacote de investimentos

A presidente Dilma Rousseff reuniu-se ontem com ministros e técnicos de pastas que a ajudam a compor o novo pacote de investimentos em infraestrutura que deve ser anunciado nos próximos semanas.

O tema do encontro foi o envio de recursos para os portos, mas a medida também irá atingir os aeroportos do país, como parte do Programa de Investimentos em Logística, iniciado há três meses.

Na tarde de sábado, Dilma coletou informações das ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Planejamento, Miriam Belchior, e dos ministros da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, e da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams.

Também participaram do encontro técnicos das pastas e o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

Desenho De a acordo com a Secretaria de Portos, o Brasil tem à disposição 37 portos marítimos e fluviais públicos, 42 de uso privativo e três complexos portuários sob concessão da iniciativa privada. O setor movimenta, por ano, 700 milhões de toneladas de mercadorias e responde por 90% do comércio exterior brasileiro.

O programa que está sendo desenhado deve apontar alternativas de investimento e ampliação da capacidade portuária para atender a demanda de exportações até 2030.

Em agosto, o governo havia anunciado um pacote de concessões no valor de R$ 133 bilhões para a reforma e construção de ferrovias e rodovias no prazo de 25 anos. A segunda etapa, envolvendo portos e aeroportos, estava prevista para ser divulgada em setembro, mas foi adiada.