Título: Cooperação na pauta
Autor: Valadares, João
Fonte: Correio Braziliense, 11/11/2012, Política, p. 10
Além da presidente Dilma Rousseff, chefes de outros 21 Estados participarão da 22ª Cúpula Ibero-Americana que será realizada em Cádiz, no sul da Espanha, nos dias 16 e 17 de novembro. Os governantes buscam renovar a cooperação entre os integrantes do bloco, países da América e da Europa de língua espanhola e portuguesa, diante dos problemas atuais vividos pela comunidade. Espanha e Portugal passam por grave crise econômica em meio às dificuldades financeiras do velho continente, enquanto as nações da América Latina tentam contornar os efeitos da crise diversificando suas relações comerciais.
A vice-presidente do governo espanhol, Soraya Sáenz, avalia que o encontro significará um importante passo para “restaurar a projeção da Espanha no exterior” e “renovar a sua ligação” com a América Latina. Ela aposta numa “relação renovada” com a região. Até o momento, apenas o presidente de Cuba anunciou oficialmente que não vai participar do encontro. O país será representado pelo ministro de Relações Exteriores. “Não foram notificadas outras ausências formalmente, todos os governos disseram que estariam representados”, afirma o secretário geral ibero-americano, Enrique Iglesias.
Agenda A presidente Dilma Rousseff, que desembarca na Espanha no próximo dia 16, vai aproveitar a passagem pelo país para se reunir com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Ainda em novembro, a presidente deve viajar à Rússia e à França. A agenda internacional de Dilma é menos intensa do que a verificada nos primeiros anos de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente visitou 27 países ao exterior no seu primeiro ano de mandato, em 2003. Já a presidente Dilma visitou 15 países em 2011.
15 Número de países visitados por Dilma Rousseff em 2011