Título: Prefeita de Natal é afastada do cargo
Autor: Almeida, Amanda
Fonte: Correio Braziliense, 01/11/2012, Política, p. 6
Suspeita de participar de fraude em licitações na capital potiguar, Micarla de Sousa não terminará o mandato. Reprovada por 92% da população, ela nem sequer disputou a reeleição
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o afastamento imediato da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), por suspeita de participar de um esquema de fraude em licitações na área da saúde. O vice-prefeito, Paulinho Freire (PP), deve assumir o cargo hoje. Mal avaliada pela população, a prefeita desistiu de disputar as eleições municipais. Por meio de advogados, Micarla anunciou que vai recorrer da decisão liminar.
O desembargador Amaury Moura decidiu pelo afastamento depois de pedido do Ministério Público do estado (MPE-RN), protocolado no último dia 11. O documento foi baseado na Operação Assepsia, deflagrada em junho deste ano, que investigou fraudes em seleção de organizações sociais para a qualificação de funcionários e a administração de uma unidade de pronto atendimento (UPA) e de ambulatórios médicos. Segundo o MPE-RN, foram encontrados "fortes indícios" do envolvimento da prefeita.
As investigações apontam que as entidades contratadas pela administração municipal apresentavam despesas fictícias à Secretaria Municipal de Saúde como forma de desviar recursos, com a conivência de funcionários da prefeitura. Os contratos foram suspensos pela Justiça. Seis pessoas foram presas no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro (sede de algumas empresas) e computadores, apreendidos. Foi pedido também o afastamento de dois secretários municipais.
A prefeita foi notificada sobre o afastamento na tarde de ontem, e a Câmara Municipal deve empossar o vice hoje. O processo corre em segredo de Justiça. Integrantes da direção nacional do PV não foram encontrados para comentar o assunto. O diretório do PV do Rio Grande do Norte não quis se pronunciar sobre o afastamento. A prefeita também não quis dar entrevista, mas, na noite de ontem, divulgou nota na qual diz que "provará que não cometeu qualquer ato que desabone a sua conduta e macule a sua honra".
Gestão De acordo com pesquisa Ibope do mês passado, o governo de Micarla é avaliado como ruim ou péssimo por 92% dos natalenses. Apenas 1% considera a gestão ótima ou boa. Desgastada, ela preferiu não tentar a reeleição nem apoiou outro candidato. Venceu o pedetista Carlos Eduardo Alves. Prefeito entre 2005 e 2008, ele teve Micarla como vice-prefeita até metade do mandato. Hoje, os dois são rompidos politicamente. O futuro mandatário, por meio da assessoria, disse que não comentaria o assunto.
Jornalista e empresária, Micarla é filha do ex-senador Carlos Alberto de Sousa. Ela foi eleita, em 2008, com o apoio do senador Agripino Maia (DEM-RN). Chegou a ser chamada de "poste" do DEM. Os dois se afastaram nas eleições presidenciais depois de a mandatária declarar apoio à presidente Dilma Rousseff no segundo turno. "Não tenho conversado com ela. Fico com pena. É um péssimo fim de mandato", disse Agripino.
Nas redes sociais, a prefeita já enfrentou diversos protestos. Em maio do ano passado, depois de denúncias de fraudes em contratos da prefeitura, a hashtag #foraMicarla esteve entre as mais escritas. Jovens ocuparam a Câmara Municipal por uma semana, cobrando investigações.