O globo, n.31452, 17/09/2019. País, p. 05

 

Bolsonaro tem alta e diz que Carlos não errou

Daniel Gullino

Naira Trindade

17/09/2019

 

 

Após passar por uma cirurgia de correção de hérnia e ficar nove dias internado em um hospital de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro retornou ontem a Brasília e afirmou que reassumirá hoje a Presidência. A Secretaria de Comunicação do Planalto havia informado que Bolsonaro retornaria ao cargo apenas na quinta feira, eque o vice-presidente Hamilton Mourão continuaria como interino.

Ontem, em uma entrevista concedida à TV Record antes de deixar o hospital, Bolsonaro afirmou que seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), teve razão ao afirmar que “por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos”. A frase foi publicada pelo vereador na semana passada em uma rede social.

—Demora (a transformação), porque tem discussão. É natural. Muita gente nos pressiona, como se a gente tivesse o poder de influenciar o parlamento brasileiro. Não tenho esse poder. Nem quero ter esse poder. Ele até falou o óbvio, uma coisa óbvia que nem deveria dar essa repercussão toda que se teve. Teve obviamente porque é meu filho —afirmou Bolsonaro.

Ao chegar no Palácio da Alvorada, Bolsonaro desceu do carro coma ajuda de um segurança e disse que só estará “100%” depois da sua viagem aos Estados Unidos, na próxima semana, para participar da Assembleia-Geral da ONU. O presidente afirmou ainda que irá sancionar hoje um projeto que estende apos sedear ma para toda a propriedade rural.

— Tudo bem, graças a Deus. Tudo bem. Volto à atividade 100% depois dos Estados Unidos. Vou para a ONU — disse Bolsonaro.

— Amanhã reassumo a Presidência e sanciono ale ido porte estendido para o pessoal do campo.

Apesar de Bolsonaro ter utilizado apalavra“porte ”, que se refere ao direito de andar com uma arma, o projeto em questão trata da posse, o direito de ter uma arma em casa. A proposta amplia o conceito de residência na área rural, permitindo, por exemplo, ao produtor rural andar com uma arma em toda a propriedade, e não apenas na sua residência.

O prazo para sanção termina hoje. Bolsonaro não adiantou se irá sancionar integralmente a proposta, por ainda não ter lido o texto, mas disse que não irá tolher “ninguém de bem” a ter uma arma:

— Vou ver amanhã. Não vou tolher mais ninguém de bem a ter sua posse ou porte de arma de fogo.

O presidente permanecerá com uma dieta cremosa e deverá ser novamente avaliado na sexta-feira, em Brasília. Bolsonaro fará um raio X simples e exames de sangue para garantir se estará apto a embarcar no próximo dia 23 para Nova York. Nos próximos dias, a recomendação é que o presidente não faça muito esforço, inclusive para falar.