Título: Precisamos de ajuda
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 19/11/2012, Mundo, p. 14
"A Faixa de Gaza está exposta a uma ação israelense muito agressiva, desde o primeiro dia. Durante os últimos dois dias, eles alvejaram crianças e mulheres. Algumas casas foram atingidas por mísseis de até 1t, lançados de caças F-16 americanos. Elas foram destruídas completamente, como se tivessem sofrido um terremoto. Até o momento, 71 pessoas foram mortas — 32 delas são crianças e mulheres. Temos cerca de 650 feridos, dos quais 220 são crianças e 113, mulheres. É claro que toda a Gaza está em guerra agora. Israel está usando armas modernas e tecnologia altamente sofisticada para atingir os civis.
Em relação à situação humanitária, Gaza tem estado sob bloqueio israelense. Gaza não é um país livre, como muitas pessoas no mundo pensam. Nós ainda estamos sob ocupação. Não temos controle de nossas fronteiras, do mar e do céu. Israel ainda impõe restrição à entrada de bens em Gaza. A consequência disso é a escassez de muitos produtos, incluindo medicamentos. Temos um pequeno estoque desses materiais. Em cinco dias, tivemos 650 feridos. Ontem (sábado) e hoje (domingo), fomos forçados a enviar alguns deles para o Egito, por meio da passagem fronteiriça de Rafah.
Apelamos ao mundo inteiro para que envie medicamentos e material hospitalar. As pessoas feridas são civis. Não temos exército ou tanques. Mandem remédios para os hospitais de Gaza. Também pedimos à comunidade internacional que faça o que for possível, imediatamente, para deter a agressão israelense contra civis."