Título: Dilma mantém PP na Esplanada
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 15/11/2012, Política, p. 8

Em jantar com a legenda, presidente disse que conta com a iniciativa privada para investir em infraestrutura

Ciente das especulações e dos desejos incontidos de aliados às vésperas da reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff avisou ao PP, em jantar no Palácio da Alvorada na noite de terça-feira, que o partido continuará no comando do Ministério das Cidades. Terceiro maior orçamento da Esplanada, com R$ 6,33 bilhões de investimentos previstos para 2013, segundo dados da peça orçamentária encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, o ministério que cuida de obras de mobilidade urbana, saneamento básico e parte do programa Minha Casa, Minha Vida sempre foi alvo de investidas dos demais partidos, sobretudo do PT e do PMDB. “Pelos elogios que fez ao partido e ao ministro (Aguinaldo Ribeiro), ela (a presidente) deixou implícito que não haverá mudanças”, disse ao Correio o presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles (RJ).

Dilma também aproveitou o encontro para elogiar o ministro Aguinaldo Ribeiro, que ganhou a vaga na Esplanada após a queda do então titular, o deputado federal Mário Negromonte (BA), afastado após denúncias de contratos irregulares com organizações não governamentais (ONGs) e de superfaturamento em obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Ribeiro, por sua vez, faz parte do novo grupo que comanda o partido — que tem como expoentes, além do próprio Dornelles, os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Benedito de Lira (AL), e o deputado Artur Lira (AL), líder do partido na Câmara.

Ciro Nogueira, que não participou do jantar pois está em viagem ao exterior, lembrou que “o PP tornou-se um partido muito próximo ao PT após as eleições municipais de outubro”. A mais polêmica das alianças aconteceu em São Paulo, quando o deputado Paulo Maluf posou para fotos ao lado do candidato do PT, Fernando Haddad e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O aperto de mão provocou a renúncia da deputada Luiza Erundina (PSB) da vaga de candidata a vice na chapa petista.

Segundo o presidente nacional do PP, Dilma elogiou o comportamento do partido no Congresso — a agremiação conta com cinco senadores e 39 deputados. “Ela nos disse que, proporcionalmente, temos sido uma das bancadas mais fieis ao governo”, destacou Dornelles, que ressaltou a simpatia da presidente durante todo o evento.

Foco na economia O senador fluminense ressaltou ainda que, durante boa parte do jantar, a presidente explicitou as preocupações e os planos para a segunda metade de seu mandato. Dilma projeta para 2013 um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) maior que o de 2012. Ela também assegurou o esforço para buscar o centro da meta da inflação e preservar a estabilidade da moeda. Com relação ao Congresso, pediu a atenção do partido a algumas propostas que tramitam no Congresso, como a medida provisória que altera as regras de concessão das empresas de energia (com redução da tarifa para o consumidor final) e o projeto que desonera a folha de pagamento das empresas.

A presidente destacou também a necessidade de retomar o nível de investimentos no país. “Ela deixou claro que conta com os recursos da iniciativa privada para investir em rodovias, ferrovias e portos”. E comemorou a reeleição do presidente Barack Obama nos Estados Unidos, lembrando a afinidade entre ambos.

“Ela (Dilma) nos disse que, proporcionalmente, temos sido uma das bancadas mais fieis ao governo” Francisco Dornelles, presidente nacional do PP

R$ 6,33 bilhões Orçamento do Ministério das Cidades para 2012

PP em números 39 deputados federais

5 senadores

469 prefeitos

1 ministro Aguinaldo Ribeiro (PB)