Título: Encontro com Lula em SP
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 15/11/2012, Política, p. 8

A presidente Dilma Rousseff aproveitou ontem, mais uma vez, uma viagem a São Paulo para encontrar-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela conversou com seu antecessor e mentor político por aproximadamente três horas, no escritório da Presidência, na Avenida Paulista, centro financeiro da capital paulista. O encontro entre os dois aconteceu após a condenação da cúpula do PT pelo Supremo Tribunal Federal e as conversas iniciadas pela presidente Dilma Rousseff com os partidos aliados para recompor arestas após as eleições municipais.

Dilma já havia se reunido com o ex-presidente, em Brasília, na semana passada. Lula chegou a ser convidado por ela para participar de um jantar com a cúpula do PMDB no Palácio da Alvorada. Petistas experientes consideraram impróprio o convite, pois ele não estaria no local como presidente da República (cargo ocupado por Dilma Rousseff) nem como presidente de honra do PT (o presidente da legenda, Rui Falcão, também foi convidado). Lula aceitou as ponderações e reuniu-se separadamente com Dilma, antes do encontro com os peemedebistas.

O almoço entre Lula e Dilma acontecia concomitantemente à reunião da Executiva Nacional do PT, na sede do partido em São Paulo. Lula e Dilma, apesar de manifestarem pesar pela condenação dos petistas, têm adotado posições distintas em relação ao julgamento. Lula conduz o partido, reúne-se com os réus condenados José Dirceu e José Genoino e cobrou da legenda que se posicionasse oficialmente, por meio da nota oficial distribuída ontem.

Já Dilma Rousseff manteve distância do julgamento do mensalão. O único ministro que se pronunciou sobre as condenações foi o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Mas o fez enquanto militante e companheiro dos condenados, não na condição de ministro de Estado.