Título: Três perguntas para Musheer Omar El-Masri, líder do Hamas
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 23/11/2012, Mundo, p. 22
O Hamas apoia a demanda do presidente palestino, Mahmud Abbas, de se tornar membro observador da ONU? O movimento Hamas quer direitos para o povo palestino, mas nossa posição é de que os EUA não deseja dar ao povo palestino qualquer direito. Nós não consideraremos a manobra de Mahmud Abbas sem ter a opinião dos palestinos.
Vocês se consideram vitoriosos depois de oito dias de bombardeio israelense? Os israelenses cometeram vários crimes contra o nosso povo. Eles mataram muitas crianças e mulheres. Mas eles não alcançaram qualquer objetivo em Gaza. Eles fracassaram. O movimento Hamas e todos os palestinos estão determinados contra o inimigo. O povo palestino declarou vitória.
Israel garante ter destruído quase toda a infraestrutura do Hamas. O que tem a dizer obre isso? Quase todos os líderes do movimento Hamas estão em Gaza neste momento. E todo o povo palestino, na Faixa de Gaza, apoia o Hamas e a resistência. Os líderes da ocupação — (o premiê israelenese Benjamin) Netanyahu e (o ministro da Defesa Ehud) Barak — queriam celebrar a vitória. Mas este é o nosso triunfo. Eles estão mentindo. Nós enviamos várias mensagens aos israelenses. Depois de alguns meses, eles ficaram assustados (com os foguetes). A ocupação também concordou com todas as condições do movimento Hamas. (RC)