O globo, n.31635, 18/03/2020. Economia, p. 33

 

Governo estuda voucher para profissional fora do mercado formal

Marcello Corrêa

18/03/2020

 

 

O governo avalia oferecer uma espécie de voucher para trabalhadores informais afetados pelos efeitos da crise do coronavírus. A equipe econômica ainda estuda como o benefício será disponibilizado e os critérios de concessão.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que a ideia estava em estudo.

—O Paulo Guedes falou para mim hoje (ontem) que a economia informal, o que vive da informalidade, teria uma ajuda por algum tempo. Algo parecido com um voucher. Está faltando definir o montante e como é que você vai organizar esse pagamento — afirmou o presidente, no Palácio da Alvorada

Na segunda-feira, o Ministério da Economia anunciou um reforço de R$ 3,1 bilhões para o Bolsa Família. O valor, segundo os técnicos que apresentaram as medidas, seria suficiente para zerar a fila do programa, mas não para aumentar o número de beneficiários.

Técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) trabalham com integrantes da pasta para desenhar um modelo para o voucher. Uma possibilidade é oferecer uma renda extra e temporária às famílias no Cadastro Único, que inclui beneficiários do Bolsa Família e de outros programas, como o Minha Casa Minha Vida.

No ano passado, o Ipea publicou estudo que previa a unificação de benefícios sociais para ampliar o Bolsa Família. Mas a avaliação agora é que o momento exige uma resposta mais rápida, que não dependa de uma reestruturação completa do sistema.

Procurado, o Ministério da Cidadania, que responde pelo Bolsa Família, não retornou.