Correio braziliense, n. 20758, 23/03/2020. Cidades, p. 15

 

Medidas têm 83,7% de aprovação

Mariana Machado

23/03/2020

 

 

Em meio à crise do novo coronavírus no Distrito Federal e 131 casos confirmados, o brasiliense concorda com as medidas adotadas pelo governo local no combate à disseminação da doença. Ao menos é o que mostra uma pesquisa feita pelo Instituto Exata de Opinião Pública (Exata OP). Entre quinta e sexta-feira, pesquisadores conversaram com 1.102 pessoas face a face, nas residências de cada um. O índice de aprovação foi de 83,7%, contra 11,9% para desaprovação.

Ibaneis foi avaliado como atuante ou muito atuante por 75,3% das pessoas entrevistadas. Outros 20,6% julgaram o governador como pouco ou não atuante, e 4,1% não souberam responder. Ainda, 47,7% consideram Ibanis como preparado para a crise, e 40,9% acreditam que ele esteja despreparado.

Em relação ao presidente Jair Bolsonaro, mais da metade da amostra (61,3%) afirma que ele não está preparado para lidar com a crise da Covid-19, enquanto 32,9% afirmam que sim, ele está. A pesquisa concluiu que 53,8% da população do DF consideram o líder do Executivo nacional como pouco ou não atuante em relação à luta contra o vírus. Mesmo assim, a maioria (51,5%) concorda com as atitudes tomadas pelo governante diante da crise. Do total, 40,3% desaprovam e 8,3% não souberam responder.

Na visão dos brasilienses, as medidas adotadas pelo governador Ibaneis têm sido válidas. A primeira delas, a suspensão de aulas e eventos, foi bem vista por 92,6% dos entrevistados. O isolamento de áreas em hospitais da rede pública para atender pacientes com suspeita de coronavírus, como é o caso do 7º andar do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), também: 93,6% estão de acordo.

A decisão de reduzir impostos para álcool em gel e máscaras foi apoiada por 97% do público, enquanto a montagem de uma estrutura no aeroporto para detectar casos suspeitos, por 96,1%. Ainda, 96,6% se disseram a favor de colocar equipes do Corpo de Bombeiros para vistoriar voos e locais de grande circulação, e 88,6% estão de acordo com o fechamento de bancos, shoppings e parques.

Coronavírus

Também foi feito questionamento a respeito da nova doença e 93,2% declararam que consideram o vírus como grave ou muito grave. Apenas 6,5% julgam como pouco ou nada grave. Diariamente a mídia divulga informações a respeito do avanço da Covid-19, sintomas mais comuns (febre, tosse seca e dificuldades respiratórias), além de formas de evitar a transmissão. Nesse contexto, 68,2% disseram ter algum ou muito conhecimento sobre os sintomas, e 74,6%, sobre a transmissão. Em caso de contaminação, 82,4% afirmaram saber como proceder, contra 16,3% que não sabem.

A maior parte (85,4%) declarou que receberam muita informação sobre a doença, enquanto 12,8% receberam alguma ou pouca informação, e 1,7% não recebeu nenhuma. O público respondeu, ainda, sobre os hábitos mais recomendados por especialistas. Ficar em casa o máximo possível é uma medida adotada por 85,4% dos entrevistados. Evitar dar as mãos e trocar beijos, por 92,1%. Os médicos orientam também para que as pessoas evitem tocar olhos, nariz ou boca. A recomendação tem sido seguida por 81% da população, e 93,2% evitam aglomerações.

Gestão

A pesquisa aferiu, ainda, como a população considera a gestão de Ibaneis Rocha (MDB), na qual mais da metade (51,7%) avaliou como boa ou ótima. Por outro lado, 11,5% julgam como ruim ou péssimo o desempenho do Governo do Distrito Federal (GDF); e 32,9%, como regular. Outros 4% não souberam responder. 

Os níveis de confiança também estão favoráveis: 61,3% dos entrevistados na pesquisa disseram confiar parcialmente no governador, e 19% afirmaram confiar plenamente. Outros 13% disseram não confiar. Segundo a série histórica, em fevereiro deste ano, 46% da amostra havia dito confiar parcialmente, mesmo valor somado entre os que não confiavam. Na mesma época, o índice de quem confiava plenamente era de 7%.

Em relação ao governador, 62,3% da amostra disseram aprová-lo, o que representa um aumento de 24 pontos percentuais, quando 38% eram a favor. No mesmo período, 48% dos brasilienses diziam desaprovar Ibaneis, que caiu para 23%. Do total, 14,6% não souberam responder.

O estudo também avaliou o Governo Federal e concluiu que 36,9% dos entrevistados no DF consideram o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) como bom ou ótimo. Contudo, com margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%, significa que há empate técnico com aqueles que avaliaram a gestão como regular (31,2%), e quem julga como ruim ou péssima (28,9%). Apenas 3% não souberam responder.

Avaliação de Governo

Veja como os brasilienses julgam o desempenho do GDF

Avaliação de confiança — Ibaneis Rocha

Avaliação de desempenho — GDF

Atitudes na crise do coronavírus – Ibaneis

Avaliação de Hábitos

Maioria da população do DF diz seguir as recomendações de especialistas no enfrentamento à Covid-19

Ficar em casa o máximo possível

Sim       85,4%

Não      14,6%

Evitar dar as mãos e trocar beijos

Evitar tocar olhos, nariz ou boca

Evitar aglomerações